28 de abril ‚ dia de lembrar as v¡timas do trabalho

(São Paulo) Nesta sexta-feira, 28 de abril, é o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No Brasil inteiro, milhares de pessoas realizam desde o início da semana uma série de atividades para marcar a data. As manifestações continuarão até terça-feira, 2 de maio, Dia Nacional de Luta contra o Assédio Moral no Trabalho.

 

Segundo estimativas da OIT, todo ano acontecem cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e mais de 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Em um terço desses casos, cada acidente ou doença representa a perda de quatro dias de trabalho.

 

Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

 

No Brasil, todo ano são gastos R$ 32,8 bilhões, segundo dados da Previdência Social, com benefícios por incapacidade temporária ou permanente.

 

A data

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou o 28 de abril como o dia oficial da segurança e saúde nos locais de trabalho. O movimento começou no Canadá e espalhou-se por diversos países organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

 

Em maio de 2005, foi instituído o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser celebrado em 28 de abril a cada ano, pela Lei do Deputado Roberto Gouveia (PT/SP).

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram