Agˆncias da zona sul de SP s¢ abrem ap¢s as 12h amanhÆ

(São Paulo) Nesta quarta-feira, dia 6, os bancários de 29 agências da zona sul de São Paulo vão retardar a abertura das agências dos bancos Bradesco, Itaú e Unibanco até as 12h. Os trabalhadores protestam contra o cancelamento da rodada de negociação que deveria ter ocorrido na primeira semana de setembro, quando os representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) haviam se comprometido a apresentar uma proposta às cláusulas econômicas da minuta de reivindicação.

 

O presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino, explica por que os locais onde vão ocorrer as manifestações não podem ser divulgados. “Se informarmos as agências que participarão do protesto, os banqueiros obrigam os funcionários a chegar de madrugada e acionam seus departamentos jurídicos para impedir o livre direito de manifestação dos trabalhadores. Perdem um tempo fantástico com isso, mas não conseguem tempo para negociar com os trabalhadores”, afirma Marcolino. Os caixas eletrônicos funcionam normalmente.

 

Até a tarde desta terça-feira (5/9), nenhuma nova rodada de negociação estava prevista. Os bancários entregaram a minuta de reivindicações no dia 10, quando aconteceu a primeira rodada e foram apresentadas as cláusulas prioritárias. Outras duas rodadas aconteceram nos dias 21 e 29 de agosto.

 

“Nossa data-base é 1º de setembro e até agora os bancários não têm sequer uma proposta para apreciar. Se até a semana que vem não for marcada uma nova rodada de negociação, os trabalhadores podem ir à greve”, avisa o presidente do Sindicato. No Brasil há pouco mais de 400 mil bancários, 106 mil deles atuam na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

 

Fonte: Cláudia Motta – Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram