Assinado o acordo espec¡fico com a Caixa

(São Paulo) A Contraf-CUT e a Caixa Econômica Federal assinaram nesta quinta-feira, dia 26, o Termo Aditivo da Convenção Coletiva de Trabalho, o chamado acordo específico. Ele contempla as cláusulas complementares negociadas especificamente com a Caixa, já que o banco assinou pela primeira vez na semana passada a Convenção Coletiva da categoria.

 

“A participação massiva dos empregados da Caixa na greve e nas atividades da Campanha Nacional surtiu efeito. A campanha unificada aumentou o nosso poder de pressão e pela primeira vez a Caixa é signatária da CCT. Assim, garantimos pelo terceiro ano consecutivo aumento de salários acima da inflação”, destaca Plínio Pavão, secretário de Saúde da Contraf-CUT e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa.

 

O dirigente explica que enquanto as reivindicações gerais da categoria eram negociadas com a Fenaban, os empregados da Caixa puderam discutir suas questões específicas com o banco separadamente. “Com isso, os trabalhadores da Caixa conseguiram arrancar uma PLR maior que a da Fenaban e acertamos importantes correções no Plano de Cargos Comissionados (PCC), com antigas reivindicações atendidas”, avalia

 

A solenidade de assinatura contou com a presença do presidente da Contraf-CUT, Vagner Freitas, e da presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho.

 

Veja no quadro abaixo as principais conquistas dos empregados da Caixa garantidas no acordo assinado nesta quinta-feira.

 

Próxima negociação

A Contraf-CUT e a Caixa retomam no próximo dia 8 de novembro o processo de negociações permanentes. “Vamos apresentar a prioridades da nossa pauta de reivindicações que queremos ver contempladas, como a isonomia de direitos para todos os empregados e os critérios para implementação da unificação da Carreira Profissional dos PCSs 89 e 98. Neste ponto, aliás, a Caixa acenou que podemos avançar e queremos construir uma proposta que atenda aos anseios dos vários segmentos profissionais que trabalham na Caixa. Nosso objetivo é que a adesão a nova tabela seja possível já a partir de 1º de janeiro. Vale lembrar que a adesão é individual e não será obrigatória”, finalizou Plínio.

 

Veja as principais conquistas dos

empregados no acordo específico

 

Plano de Cargos e Comissionados

* Um delta a mais para todos

* Compromisso do banco em negociar a unificação da Carreira Profissional dos PCSs 89 e 98, com 36 níveis

* Cinco faixas salariais para todos os cargos em comissão de natureza técnica e de assessoramento, com interstício de 2%

* Promoção de 30% dos 24.005 empregados envolvidos em janeiro de 2007

* Criação do cargo em comissão de Caixa RET/PV

* Extinção do cargo de Gerente Júnior, com enquadramento nos cargos em comissão de Gerente de Relacionamento ou de Atendimento

* Criação do cargo em comissão de Avaliador de Penhor Sênior

 

Outros benefícios

* Ampliação do número de bolsas de incentivo à graduação

* Conversão, de até 30 dias em espécie, de Licença-Prêmio e APIP

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram