Ataques a bancos aterrorizam bancários e clientes no Ceará

Quinze ataques a bancos em apenas 22 dias, 14 deles no Interior. Esse foi o saldo contabilizado até 24 de junho de 2016, da insegurança bancária no Ceará. Nos primeiros seis meses do ano já foram registrados pelo Sindicato dos Bancários do Ceará um total de 48 ataques,  contra 41 no mesmo período do ano passado.

Desses 48 ataques, 40 foram registrados no Interior. O Sindicato atribui o baixo índice de ocorrências em Fortaleza à existência do Estatuto Municipal de Segurança Bancária (lei 9.910), em vigor desde 2012. O Estatuto prevê que as unidades bancárias adotem diversos itens de segurança para coibir esse tipo de ataque.

Desde a aprovação da lei em Fortaleza, o Sindicato tem encampado uma árdua batalha pela aprovação de leis semelhantes em diversos municípios do Interior do Ceará. Entretanto, em poucas cidades a iniciativa foi em frente, como Tianguá, Caucaia, Caridade e Crateús (lei semelhante apresentada pelos vigilantes locais). “Nós percebemos que nesses lugares os índices de insegurança também vêm diminuindo, a exemplo do que acontece na Capital”, analisa o presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo Bezerra.

Ações

O Sindicato dos Bancários tem realizado diversas ações para tentar minimizar os ataques a bancos no Estado. A divulgação e apresentação do Estatuto Municipal de Segurança Bancária de Fortaleza nas Câmaras Municipais é apenas uma delas. A entidade também tem se reunido com o poder público para cobrar mais segurança para o Interior. Em abril, o Sindicato se reuniu com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para debater segurança bancária. Os bancários também se reuniram com o governador Camilo Santana, para incluir o combate a insegurança bancária no Pacto Por Um Ceará Pacífico.

 

NÚMEROS

Em 2016

48 ataques

40 – Interior; 

08 – Fortaleza

Tipos de ataques

22 arrombamentos

09 tentativas de arrombamento

04 invasões a agências no horário do expediente

16 ataques com uso de explosivos

07 ataques com reféns

                                                                              04 vítimas feridas por bala

                                                                              01 policial morto

                                                                              Alvo dos ataques
                                                                              25 ações contra o BB

                                                                              23 ações contra os demais bancos

 

36 Cidades atacadas (em algumas, mais de uma vez): Eusébio – Farias Brito – Fortaleza – Novo Oriente – Cariús – Caucaia – Solonópole – Madalena – Ocara – Campos Sales – Senador Sá –  Paraipaba – Ibaretama – Maracanaú – Orós – Morrinhos – Independência – São João do Jaguaribe – Pacajus – Icapuí – Horizonte – Forquilha – Jaguaribe – Acopiara – Itaitinga – Monsenhor Tabosa – Morada Nova – Aracoiaba – Choró – Parambu – Beberibe – Coreaú – Capistrano – Crato – Fortim – Várzea Alegre.

 

Caridade é a 5ª cidade do Ceará a aprovar a Lei de Segurança Bancária

O Sindicato dos Bancários do Ceará visitou na última sexta-feira (24), o município de Caridade (95 km de Fortaleza), onde foi aprovada uma lei  municipal de segurança bancária similar ao Estatuto de Segurança Bancária existente em Fortaleza desde 2012.

]A lei foi aprovada pela Câmara Municipal da cidade há seis meses e, findo esse prazo, passa a multar em caso de descumprimento.Os diretores do Sindicato, Bosco Mota e Gabriel Rochinha, estiveram na Câmara Municipal e visitaram a agência do Bradesco onde constataram que já estão sendo tomadas as providências de adequação à lei, proporcionando mais segurança aos clientes e funcionários. 

Para a presidente da Câmara do município, Sad Lutsi de Lemos Moura, a nova lei “vem para reforçar e melhorar a segurança, já que a única agência (Bradesco) não era contemplada com porta giratória, nem biombos e a partir de agora oferecerá mais segurança e melhoria na qualidade do atendimento à população”, afirmou.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram