Aux¡lio-creche maior ‚ uma das reivindica‡äes dos banc rios

(Curitiba) O aumento do auxílio-creche/babá de R$ 165,00 para R$ 350,00 é uma das reivindicações dos bancários para a Campanha Nacional deste ano. O auxílio creche/babá foi conquistado em 1981, depois de intensa luta das mulheres bancárias.

 

Em princípio, só os trabalhadores com filhos de até cinco anos e dez meses de idade eram contemplados. Na campanha de 1992, a categoria conseguiu que a conquista fosse ampliada para até quando a criança completar 7 anos.

 

Para assegurar o auxílio para o pagamento de babá, a profissional deve ter contrato de trabalho registrado em Carteira de Trabalho e Previdência Social e ser inscrita no INSS. Na minuta atual, os bancários reivindicam que, caso até a matrícula na 1ª série não seja realizada até os 7 anos (na verdade, exatos 83 meses), a concessão do benefício será estendida até a matrícula nesta série, respeitado o limite de 90 meses de idade.

 

Bancário na UFPR

O secretário de Imprensa da Fetec Paraná, José Altair Monteiro Sampaio, foi designado pelo reitor da Universidade Federal do Paraná para compor a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFPR. A avaliação interna conduzida pela CPA de cada instituição de ensino superior faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)do Ministério da Educação.

 

José Altair Monteiro Sampaio foi indicado por fazer parte do Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) da universidade. Também compõem a comissão Valdo José Cavallet, Antonio Felipe Paulino Wouk, Helio Hipólito Simiema, Marinalva Rodrigues, Bernadete do Rocio Pieper, Luiz Vamberto de Santana, Felipe Fontes Rodrigues, Diego Canhada Iturriet e Luiz Carlos Baeta Vieira.

 

O Sinaes é formado pela avaliação das instituições (auto-avaliação e externa), dos cursos e do desempenho dos estudantes, com o objetivo de traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no país.

 

Fonte: Patrícia Meyer – Fetec PR

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram