Banc rios de Florian¢polis estÆo em estado de greve

(Florianópolis) Os bancários mostraram hoje que estão dispostos a lutar e que vão responder com mais paralisações caso os banqueiros não atendam às reivindicações da categoria. Nesta sexta-feira, dia 15, os bancários de Florianópolis – que estão em estado de greve – atrasaram em duas horas a abertura de quase 40 agências. A adesão dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal foi total, enquanto no Banco do Brasil e no BESC (Banco do Estado de Santa Catarina) foi parcial. Nas agências das cidades da Grande Florianópolis, a paralisação durou uma hora, pois os bancos abrem apenas às 11 horas.

 

O atraso de duas horas na abertura das agências foi decidido na Assembléia Geral Unificada, que ocorreu ontem à noite. Durante a assembléia, foi aprovado o estado de greve para a categoria da base do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região. Além disso, retirada a proposta de greve geral por tempo indeterminado, caso não haja acordo com os banqueiros. Agora à tarde, acontece a quarta rodada de negociação do Comando Nacional com a Fenaban, em São Paulo. Uma nova Assembléia Geral foi marcada para a próxima quarta-feira, dia 20, às 18 horas, no antigo Cine Ritz.

 

A paralisação de duas horas, atrasando a abertura dos bancos, atingiu todas as agências da CEF de Florianópolis, inclusive as de outras cidades da região, como Biguaçu, Palhoça e São José. Já no Banco do Brasil, a mobilização ocorreu em pelo menos nove agências, incluindo a da Praça XV no Centro. A adesão nos bancários do BESC ocorreu em pelo menos sete agências do Centro e da parte do Continente. Em todos esses três bancos, os trabalhadores ficaram na parte de fora das agências, com adesivos da Campanha Nacional 2006 nas roupas e orientando os clientes.

 

Dos bancos privados, a paralisação atingiu as agências do Bradesco, do Santander, do Unibanco e do Mercantil, todos em torno da Praça XV, além da agência do Santander Banespa também no Centro.

 

O protesto de hoje é uma demonstração de que os bancários da base de Florianópolis e Região estão conscientes e dispostos a lutar. É também, ao mesmo tempo, uma sinalização para os banqueiros que a paciência da categoria chegou ao seu limite, pois já faz mais de um mês que a pauta nacional de reivindicação foi entregue à Fenaban. Quase na segunda quinzena de setembro e os banqueiros, que tiveram lucros recordes no primeiro semestre deste ano, ainda não apresentaram propostas. A mobilização, que ocorreu em várias partes do país, está ganhando força maior para se transformar, se preciso, em um protesto nacional e único, configurando-se em uma greve geral da categoria.

 

Mobilizações em outras cidades

O Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região paralisou as atividades da agência Centro do BESC até as 12 horas. O retardamento da abertura do banco faz parte da Campanha Nacional e visa exigir que o BESC atenda as reivindicações da categoria, e cumpra cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho de 2005, como pagamento de horas-extras trabalhadas, e concessão de folgas conforme prevê o Acordo. Este tipo de paralisação já foi realizada na semana passada em outros bancos da cidade.

 

Em Joaçaba, no meio oeste catarinense, os funcionários do BESC e os diretores do Sindicato dos Bancários decidiram entregar a Carta Aberta sobre Assédio Moral para os clientes e usuários.

 

Já os bancários de Criciúma, no Sul do Estado, retardaram a abertura das agências do Bradesco, do Banco do Brasil e duas unidades da Caixa.

 

Badesc recebe a Pauta Específica

O Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região entregou ontem à tarde, dia 14 de setembro, a Minuta Nacional e a Pauta de Reivindicações Específica para o Badesc – Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina. Junto, foi encaminhado à instituição o Pré-Acordo do Badesc 2006, pois historicamente o banco cria resistência para acompanhar os índices e outras vantagens acordados na campanha nacional dos bancários com a Fenaban.

 

Não há ainda uma data marcada para o início das negociações com o Badesc, mas o setor de Recursos Humanos se comprometeu a elaborar um calendário de encontros semanais.

 

Fonte: Seeb Florianópolis e Região, Blumenau e Região, Joaçaba, Criciúma

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram