Banc rios de Pernambuco protestam contra BNB

(Recife) Nesta quinta, 29, o Sindicato de Pernambuco promoveu ato público em frente à agência Agamenon do BNB – Banco do Nordeste. O objetivo: protestar contra as demissões ilegais e arbitrárias de dois trabalhadores. Marcos Antônio Viana Pereira da Luz tem mais de 30 anos de serviços prestados ao banco. Ruben Gouveia de Oliveira, 28 anos de BNB.

 

Ambos da agência Agamenon, foram dispensados sem justa causa na semana passada. Coincidentemente, depois de terem obtido sucessivas vitórias judiciais nas ações em que reclamavam horas extras do banco, provenientes da gestão de Byron Queiroz.

 

Para o presidente do Sindicato, Marlos Guedes, trata-se de uma tentativa de intimidação dos funcionários: ‘foi uma forma do banco pressionar os que têm ações na Justiça. Não podemos admitir isso: é um acinte à cidadania’, diz. Além de injusta, a demissão dos dois empregados é ilegal: contraria a convenção da OIT – Organização Internacional do Trabalho, que garante que os trabalhadores não sejam demitidos sem motivação.

 

E, no caso dos bancos federais, a legislação exige: para serem dispensados, só por justa causa e com abertura de inquérito administrativo. O Sindicato não homologou as demissões e está entrando em contato com parlamentares e com o Governo Federal.

 

Fonte: Seec PE

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram