Banc rios de SC debatem estrat‚gia de Campanha

(Florianópolis) A VIII Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Santa Catarina, que ocorreu no último fim de semana, na Escola Sul da CUT, em Ponta das Canas, reuniu mais de 200 delegados de todo o estado. Entre outros assuntos discutidos durante os dois dias de evento, estava a pauta de reivindicações e as contribuições para os rumos e estratégias da Campanha Nacional, que serão encaminhadas para a Conferência Nacional no final de julho. A maioria presente na plenária aprovou a estratégia de lutar por aumento real. No debate feito, os bancários usaram como referência a recente correção do salário mínimo.

 

Por unanimidade, a categoria de Santa Catarina aprovou a proposta de estratégia de campanha conjunta e unificada, valorizando as negociações nas mesas específicas, construindo um calendário de mobilização e de uma marca única da Campanha Nacional para todos os sindicatos do país, além de dar uma agilidade no processo. Houve reuniões específicas dos bancos, que levantaram uma série de questões e propostas.

 

Foi aprovado, na reunião específica do Besc, um encontro nacional dos empregados para o dia 5 de agosto. Entre as atividades, está previsto um debate entre os candidatos ao governo do estado para que se expressem sobre o banco catarinense e assinem um compromisso em defesa do BESC Público.

 

Apesar da realização da conferência em data com jogo do Brasil na Copa do Mundo, o evento foi considerado um sucesso e contou com a exposição do jornalista Altamiro Borges na abertura, sábado pela manhã. Ele apresentou o atual cenário político e econômico mundial e onde o Brasil se enquadra, destacando as dificuldades encontradas pelos trabalhadores no momento atual. Depois foi a vez do técnico do Dieese de Santa Catarina, Daniel Domingos dos Passos, assessor do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região, mostrar a situação econômica e o cenário para a Campanha Nacional.

 

A Conferência – que contou com delegados das bases dos sindicatos que compõem a FETEC/CUT/SC: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Joaçaba, São Miguel D’Oeste e Videira – teve ainda duas exposições na área de saúde: Doenças do Trabalho, do médico Roberto Carlos Ruiz, que abordou principalmente a LER/DORT, e a do Júlio César Zavadil com uma pesquisa sobre Saúde Mental, feita pelo Sindicato de Criciúma e Região com os bancários, mostrando os efeitos do trabalho na categoria.

 

Fonte: Simone Muhr – Seeb Floripa

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram