Banc rios de SC inicia debates sobre Campanha

(Florianópolis) A atual situação dos bancários, incluindo os desafios da categoria no local de trabalho, será amplamente discutida durante a VIII Conferência Estadual dos Bancários de Santa Catarina. No evento, que ocorre nos dias 1º e 2 de julho, na Escola Sul da CUT, em Ponta das Canas, os bancários de Santa Catarina não só irão apresentar suas reivindicações, que serão levadas para a Campanha Nacional 2006, como também vão apontar propostas para a melhoria na qualidade do atendimento aos clientes e usuários de bancos.

 

Para a categoria, os bancários e os clientes e usuários são vítimas das políticas dos bancos, que não querem perder de vista os lucros na hora de aumentar as taxas de serviços e reduzir o quadro de funcionários. O resultado das ações dos bancos é conhecido por todos: sobrecarga no trabalho dos bancários, longas filas, atendimento precário, entre outros.

 

Uma vitória da sociedade, comemorada pela categoria, é a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que os bancos devam se submeter ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).

 

Os temas das exposições vão girar em torno desses assuntos: na manhã de sábado, serão "Conjuntura Nacional: Política, Economia e os Desafios para a Categoria Bancária" e "O Funcionamento do Sistema Financeiro Nacional". À tarde, a questão debatida será a "Saúde do Trabalhador".

 

Após o jogo do Brasil contra a França, que será exibido em um telão instalado pelo Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região, os bancários também vão conhecer o cenário para a Campanha Nacional de 2006, a partir da exposição de dados técnicos do Dieese/SC. No segundo dia de trabalho, acontecerão os encontros específicos por bancos (BESC, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e os privados, estaduais e de desenvolvimento).

 

Na manhã de domingo, ocorre a Plenária Final. As propostas e indicações da categoria levantadas nos debates ocorridos durante o evento serão levadas para a Conferência Nacional, marcada para acontecer de 27 a 30 de julho, em São Paulo, e contribuirão para a organização e estratégia da Campanha Nacional.

 

Fonte: Simone Muhr – Seeb Floripa

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram