Banc rios do Piau¡ discutem Campanha Nacional

(Teresina) Cento e vinte pessoas marcaram presença nos dias 30/06 e 01/07, no XXI  Encontro Estadual dos Bancários e Financiários do Piauí, realizado no Auditório Regina Sousa, sede da entidade. O evento teve grande representação de todos os bancos, principalmente das cidades do interior, sendo marcado pela objetividade, qualidade, quantidade, pontualidade e consensualidade.


Na abertura do evento, o secretario de saúde da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro, Plínio Pavão, fez análise da conjuntura para a Campanha Nacional dos Bancários, e o professor de Economia da Universidade Federal do Piauí, Samuel Filho, proferiu palestra sobre Conjuntura Econômica.

 

Compuseram a mesa a presidenta do Sindicato (Seebf) PI, De Assis Araújo, deputado federal Simplício Mário, e o diretor da Fetec-NE (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Nordeste), José Arimatéa Passos.

No segundo dia de evento, Murilo Barella, técnico do Dieese e assessor da Contraf-CUT, falou sobre a conjuntura macroeconômica com enfoque na rearticulação financeira que o Brasil está vivendo e como o setor financeiro está se posicionando neste contexto. "Passamos uma série de informações de resultado de bancos, e constatamos que a lucratividade e a rentabilidade continuam ", explica.

A categoria bancária tem a característica de ser capilar e está presente em todos os municípios do país. "Abrir esse diálogo com os bancários e falar sobre o processo de campanha nacional tem um impacto no país e envolve toda a sociedade", diz Barella referindo-se a iniciativa do Seebf/PI de promover a discussão do tema durante o encontro.

Para De Assis Araújo, o mais importante é que o encontro foi objetivo dentro do  planejado. Também foi executado sem conflitos e com uma excelente participação de bancários da capital e interior. "A grande participação de bancários do interior é prioridade para levar as informações e organizar a campanha nas agências mais distantes, embora já tenhamos realizado quatro encontros regionais: Oeiras, Picos, Floriano e Parnaíba. Também temos promovido reuniões em agências para tratar de assuntos específicos", avalia.

Francisco de Assis Silva de Araújo, da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste, falou sobre o Plano de Cargos e Remuneração do BNB, enquanto o dirigente sindical João Neto fez uma explanação sobre "Assédio Moral" e destacou a necessidade de denunciar, junto ao Sindicato dos Bancários, esse tipo de prática.

Também foram discutidos a criação de uma Fundação do Sindicato dos Bancários, aplicação dos recursos do imposto sindical e, ao final do encontro, realizadas as assembléias para escolha dos bancários que participarão da Conferência Regional da Fetec/NE e dos encontros do BB, CEF e demais bancos da Conferência Nacional.

Fonte: Seebf PI

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram