Banc rios do Santander protestam nesta quinta-feira

(São Paulo) A Comissão de Organização dos Empregados do Grupo Santander Banespa aprovou nesta terça-feira, dia 9, um manifesto que deverá ser distribuído por todos os sindicatos aos clientes, usuários e funcionários do banco. A panfletagem deve ser feita nesta quinta-feira, dia 11.

 

“É importante que todos os sindicatos façam atividades em suas bases para darmos uma resposta ao banco à sua política de demissões e desrespeito aos seus trabalhadores. Os sindicatos também devem encaminhar à Contraf-CUT informações sobre as atividades para que possamos dar publicidade em nossos meios de comunicação”, afirmou Paulo Stekel, funcionário do banco e diretor da Contraf.

 

Confira abaixo a íntegra do manifesto:

 

Santander Banespa é cruel e desumano

para com os trabalhadores brasileiros

Grupo controlado pelo Banco Santander Central Hispano remete bilhões de dólares

para a Espanha, enquanto demite e desrespeita os direito dos bancários

 

A política de Recursos Humanos do Grupo Santander Banespa é marcada pela crueldade e falta de respeito para com os bancários brasileiros. Mesmo tendo lucros exorbitantes em nosso país, o banco tem demitido centenas de funcionários e descumprido a legislação trabalhista, especialmente em relação à extrapolação da jornada (sem recebimento de hora extra), prática de assédio moral e às péssimas condições de trabalho.

 

Entre os demitidos, encontram-se trabalhadores com problemas de saúde e empregados antigos do Banespa, que estão próximos de ingressarem na estabilidade pré-aposentadoria prevista no acordo coletivo. Por terem mais de 45 anos, essas pessoas, que dedicaram grande parte de suas vidas profissionais ao banco, terão mais dificuldades para encontrar nova colocação no mercado de trabalho. Uma tremenda injustiça.

 

Para mascarar essa falta de responsabilidade social para com a sociedade brasileira e, ao mesmo tempo, ampliar sua participação no mercado, o grupo desenvolve intensa campanha de mídia, utilizando jogadores da seleção brasileira de futebol. De acordo com informações da própria empresa, este ano serão gastos US$ 100 milhões em comunicação. Todo esse dinheiro para tentar convencer os brasileiros, que o banco controlado pelo Santander Central Hispano está ao lado da equipe “canarinho” e não da “fúria espanhola”.

 

Aliás, as únicas expressões da linguagem futebolística que os espanhóis do Santander aplicam no Brasil são: “chutar” o emprego dos funcionários e “dar uma bica” na vida das pessoas. O banco finge apoiar a nossa seleção, mas, na prática, só faz gol contra.

 

Histórico – Depois de adquirir várias instituições financeiras brasileiras (Noroeste, Geral do Comércio e Meridional), o banco espanhol Santander Central Hispano assumiu o controle do Banespa, em novembro de 2000.

 

A privatização do banco dos paulistas constituiu-se em um grande presente para os espanhóis. Em pouco mais de cinco anos, o grupo já remeteu para a Espanha muito mais do que o valor gasto para a compra do Banespa. O presidente mundial do Santander Central Hispano é o banqueiro espanhol Emilio Botín, conhecido pela crueldade e arrogância com que gerencia seus negócios. E os trabalhadores e a sociedade brasileira estão sentindo na pele essa política, pois o banco só quer saber do lucro, não tem nenhuma responsabilidade social e já demitiu milhares de bancários.

 

Dirigimos este manifesto a todos os clientes e usuários do Santander Banespa, aos parlamentares, ao ministro do Trabalho e aos governos estadual e federal. Queremos que todos conheçam a verdadeira face desse banco e nos ajudem na luta para que a multinacional espanhola respeite o Brasil e os brasileiros.

 

Comissão dos Empregados do Grupo Santander Banespa

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram