Banc rios do Unibanco podem incluir parceiros do mesmo sexo em planos

(São Paulo) Os bancários do Unibanco garantiram uma importante conquista que deve servir de exemplo para os outros bancos. A partir de agora, os companheiros e companheiras do mesmo sexo poderão ser incluídos no convênio médico e odontológico. Esta é a primeira vez que um banco privado aceita esta reivindicação dos trabalhadores do ramo financeiro que buscam igualdade de oportunidades.

 

“Estamos negociando a inclusão dos parceiros do mesmo sexo nos planos médico e odontológico desde o ano passado, com os mesmos direitos de qualquer casal. Agora o Unibanco atendeu a nossa reivindicação e abre as portas para que outros bancos façam o mesmo”, disse Jair Alves, coordenador da Comissão de Organização dos Empregados do Unibanco.

 

Até agora, apenas o Banco do Brasil e a Caixa abriram este direito para seus funcionários. No caso do Unibanco, os parceiros do mesmo sexo podem ser incluídos nos planos com a comprovação de três das seis seguintes exigências: apresentação da conta bancária conjunta, registro em qualquer associação onde conste que o interessado é dependente do segurado, apólice de seguro em nome do parceiro, escritura de compra e venda de imóveis com o nome dos dois, prova de encargos domésticos evidente da existência de sociedade no ato de vida civil, e declaração de Imposto de Renda do segurado, em que consta o interessado como seu dependente.

Convênio Odontológico

O Sindicato de São Paulo reuniu-se com a direção do Unibanco no último dia 16 e cobrou soluções para os problemas com os convênios odontológicos do banco, que afetam os bancários em todo o país.

 

Os representantes do banco justificaram que já cobraram as pendências das duas empresas que prestam o serviço e que elas se comprometeram a resolvê-las até setembro. Com opção, o Unibanco anunciou o convênio com uma nova empresa, a Uniodonto.

A partir de setembro, os bancários poderão migrar para a Uniodonto. Jair alerta aos sindicatos que realizem nova pesquisa com a base durante o mês que vem para conferir se a nova empresa está prestando serviço a contento e se os problemas com os dois planos antigos foram resolvidos. A idéia é marcar nova negociação com o banco no início de outubro.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram