Banc rios e Barretos combatem o ass‚dio moral

(Barretos) O Sindicato dos Bancários de Barretos e Região intensificará a campanha contra o assédio moral nos bancos iniciada em março deste ano. A diretoria do sindicato está preocupada com o grande número de casos de assédio moral constatados durante a campanha “Raio X nos Bancos” elaborada pela entidade e desenvolvida junto as agências pertencentes à base.

 

O Sindicato deu inicio neste mês de junho a distribuição de cartilhas “assédio moral, é ilegal e imoral” elaboradas em parceria com a “Fundação para Igualdade de Gênero” aos seus associados, abordando desde a identificação das vítimas, dos assediadores, o conceito de assédio moral até a prevenção e solução dos casos. Este é só o primeiro passo, a diretoria da entidade já está preparando um debate sobre o assunto.

 

O combate ao assédio moral também poderá ser incluído como cláusula na convenção coletiva da categoria. Com a campanha, o sindicato vai mostrar que o assédio moral não se limita às relações desgastantes entre chefes mal preparados e funcionários pressionados. A violência psicológica contra trabalhadores é parte da organização das empresas, como forma de garantir produtividade e as conseqüências à saúde mental e física dos funcionários deveriam ser tratadas como acidentes de trabalho.

 

“A categoria bancária está entre as que mais sofre violência moral no trabalho. Embora os bancos omitam grande parte das ocorrências, os números são claros e registram um significativo e preocupante aumento na incidência, por exemplo, de afastamento de bancários para tratamento de distúrbios mentais”, disse Marco Antonio Pereira, presidente do Sindicato dos Bancários de Barretos e Região.

 

No Brasil, a justiça já prevê acusação penal para autores desse tipo de abuso. Em geral, as leis ainda têm alcance municipal, no entanto, já está no Congresso nacional um projeto de lei, que estabelece indenizações às vitimas de assédio moral.

 

Fonte: Seeb Barretos

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram