Banc rios e Unibanco discutem as altera‡äes na RR

(São Paulo) Dirigentes sindicais da Contraf-CUT, dos Sindicatos de São Paulo e Rio e da Federação de SP/MS e o Unibanco reuniram-se nesta terça-feira, dia 16, para discutir as recentes mudanças feitas pela empresa na Remuneração por Resultados (RR) dos seus empregados. Durante o encontro, o banco tentou convencer os representantes dos bancários de que as alterações não trariam prejuízos para os funcionários. “Os argumentos do Unibanco não se sustentaram e nós é que acabamos demonstrando com números que as mudanças na RR prejudicam sim os empregados”, explicou Miguel Pereira, secretário de Finanças da Contraf-CUT.

 

Diante da repercussão negativa das alterações na RR, os bancários reivindicaram que o Unibanco mantenha as regras vigentes durante o ano passado, quando não havia qualquer vínculo entre a Remuneração por Resultados e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e o pagamento era mensal.

 

“Propusemos que possíveis mudanças sejam discutidas com o movimento sindical para que a gente avalie em conjunto durante o ano os impactos que causarão aos bancários. O Unibanco ficou de avaliar nossa reivindicação e responder na próxima reunião, que ficou agendada para o dia 24, às 10h”, relatou Miguel.

 

Segundo dados passados pelo Unibanco durante o encontro, a RR atinge hoje 12.963 funcionários que trabalham nas agências (veja quadro abaixo). Os representantes dos bancários assinalaram o pouco tempo de permanência dos empregados nos cargos.

 

”Além da fusão dos dois programas (RR e PLR), existem outros prejuízos implícitos com a mudança, que significam redução salarial. É que a partir de agora, os pagamentos da RR serão feitos de forma separada da Fopag, o que acaba com os reflexos positivos nas férias, 13º salário, FGTS, recolhimento do INSS. Além disso, o banco passará a se utilizar de benefícios fiscais, o que será uma grande economia para a empresa”, detalhou Miguel.

 

Para que os debates pudessem avançar, os bancários solicitaram uma série de informações que o banco ficou de apresentar no próximo encontro, dentre elas, o montante distribuído com a RR no ano passado.

 

“Esperamos avançar com as negociações, porque a RR afeta diretamente a vida dos seus empregados, não só na parte financeira, mas na quantidade de metas impostas, que está ligada diretamente a condições de trabalho adequadas e a saúde. Por isso é importante que os sindicatos acompanhem o desenrolar das negociações e mantenham os funcionários do Unibanco informados“, finalizou Miguel.

 

Chat sindical

Após a reunião com o Unibanco, a Contraf-CUT realiza nesta quarta-feira, dia 17, às 10h, um chat com dirigentes sindicais do banco no Brasil inteiro.  O link para acessar a sala e a senha já foram enviados pela secretaria da Confederação para os sindicatos e federações.

 

Funcionários que recebem a RR

Diretores Regionais: 28

Gerentes gerais: 1.034

Gerentes de atendimento: 1.046

Gerentes de conta: 4.530

Demais cargos: 6.325

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram