Banc rios lutam contra terceiriza‡äes no HSBC

(Rio) O edifício da Sede Administrativa do Rio de Janeiro do HSBC – Searj reúne importantes setores do banco. Entre eles, o Centro de Serviços e o departamento conhecido com TSU, responsável por atividades de retaguarda, que reúnem 75% dos 450 funcionários do prédio. O TSU responde pelo processamento das propostas de abertura de contas e manutenção de cadastro dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e de todo o Nordeste.

 

Quando as agências do banco precisam de empregados, os do CS, mais antigos e experientes, são transferidos e substituídos por temporários, os chamados part-time. A meta do banco é reduzir os atuais 174 funcionários do CS a 80 e, se possível, fazer o mesmo com o TSU, dispensando bancários e contratando terceirizados.

 

Os representantes dos trabalhadores não vêem com bons olhos esta situação. “O movimento sindical teme que um dos departamentos seja extinto, e os serviços passem a ser realizados por terceirizados, aumentando a exploração dos trabalhadores”, informa Vinícius Codeço, diretor eleito da Federação e funcionário do Searj.

 

Fonte: Feeb RJ/ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram