Banc rios param todo o Nordeste

PERNAMBUCO

O juiz Frederico José Torres Galindo, da 3ª Vara Cível de Olinda negou, nesta sexta-feira, o impedimento de greve no HSBC de Olinda. Na prática, significa que os trabalhadores do banco podem exercer, livremente, seu direito de greve, e o Sindicato seu papel de mobilizar. A greve dos bancários de Pernambuco avançou na Caixa e manteve o nível de adesão nos demais bancos públicos, tanto na capital como no interior. A informação do Comando de Greve é de que há 231 das 280 unidades do Banco do Brasil, BNB e da Caixa paralisadas, o que equivale a 83% do total, e a 82% dos 5.600 dos empregados das três instituições. Nos bancos privados, os bancários paralisaram agências do Itaú, ABN/Real, Unibanco e HSBC.

 

BAHIA

Em Salvador, a greve atinge 95% dos bancos públicos e 45% dos privados.  Na sexta os bancários realizaram uma grande passeata com apitos, faixas, carro-de-som, fanfarra e palavras de respeito. A passeata começou às 16h e foi até a Praça da Piedade, retornando pela Rua Carlos Gomes até a sede do Sindicato da Bahia. No interior baiano, a greve é forte em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Jacobina, Juazeiro, Extremo Sul e Irecê. Em Vitória da Conquista, mais uma cena de violência foi registrada na manhã desta segunda, proporcionada pelo Bradesco com o apoio da PM. Em Feira de Santana, o Itaú e o HSBC conseguiram interdito, mas os bancários continuam em greve.

 

CEARÁ

No Ceará, mais de 213 locais de trabalho entre agências e unidades administrativas estão parados. Os caixas eletrônicos funcionaram normalmente. Em três bancos – Santander, Sudameris e ABN Real, as agências voltaram a funcionar por força de interditos proibitórios. No Santander, a direção do banco deu uma aula de truculência. Sexta-feira, na agência da Major Facundo, um oficial de justiça acompanhado por policiais militares, apresentou a diretores do Sindicato dos Bancários uma liminar concedida pela Justiça através de interdito proibitório "mandando" reabrir a agência. O clima esquentou, houve bate-boca e o oficial de justiça quis impedir o registro pelo fotógrafo do Sindicato.

 

PIAUÍ

A greve no Piauí está consolidada, segundo avaliação da direção do Sindicato dos Bancários. Na capital, Teresina, 100% das agências estão paradas e no interior, 50%. Ao final do dia a categoria volta a se reunir para avaliar mais a greve.

SERGIPE

Em Sergipe a greve é forte tanto no interior como na capital. Em Aracajú estão parados todos os bancos públicos e 60% dos privados. No interior, 58 % dos bancos privados pararam.

 

RIO GRANDE DO NORTE 

O Banco do Brasil parou em torno de 70% e a Caixa Econômica 90%. Os bancários fecham um banco privado por dia. A única exceção é o Santander Banespa, que tem interdito proibitório.

 

Fonte: Sindicatos

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram