Banc rios querem negociar com o Banestes com intermedia‡Æo da OAB

(Vitória) O Sindicato dos Bancários do ES enviou nesta sexta-feira, 8, ao presidente do Banestes, Roberto Penedo, proposta de negociação com a intermediação do presidente da OAB-ES, Agesandro da Costa Pereira. A entidade informou que Agesandro aceitou o pedido para ser o mediador, desde que a direção do Banestes concorde com a indicação. Os bancários aguardam a resposta do banco para o agendamento da reunião.

 

No documento, o Sindicato também lamentou que na última rodada de negociação, ocorrida na quinta-feira, 7, na Delegacia Regional do Trabalho, não tenham sido registrados avanços. O presidente Roberto Penedo inviabilizou a negociação ao desautorizar, por telefone, a comissão de negociação do Banestes, que estava construindo uma proposta com a participação do mediador da DRT.

 

A proposta avançava no debate sobre o adicional por tempo de serviço, podendo chegar ao valor pago pela Fenaban. Sobre os dias de greve, a proposta era o abono da metade dos dias e compensação do restante. O prazo do acordo continuaria sendo de um ano, como é prática histórica no Banestes.

 

Num telefonema ao presidente Penedo, a representação do banco foi desautorizada a prosseguir nessa negociação. Penedo, que não pode mais cortar os dias parados por decisão judicial, tenta pressionar os bancários diminuindo o valor da PLR, não equiparando o adicional por tempo de serviço e impondo a compensação de todos os dias da greve.

 

A comissão do Sindicato referendou na DRT a proposta do conselheiro representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banestes, André Sabino, para que o banco formalizasse a proposta de distribuição de 10% do lucro a título de PLR e que fossem mantidas as negociações dos demais itens. Como a comissão do banco não aceitou, o Sindicato está insistindo nas negociações, agora com a presença da OAB-ES. 

 

Fonte: Seeb ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram