Banc rios votam e decidem parar Centro de SÆo Paulo o dia todo

(São Paulo) Mais de oito mil bancários do Centro Velho de São Paulo protestam nesta quarta-feira, dia 20, diante da falta de proposta na campanha nacional da categoria. Já são 28 locais de trabalho parados, entre agências e prédios administrativos da região das ruas Boa Vista, São Bento, 15 de Novembro – o que representa cerca de 90% das unidades.

Às 11h, os trabalhadores fizeram assembléia na Praça do Patriarca, em frente ao prédio do Unibanco, para avaliar o movimento. E decidiram, por quase unanimidade – apenas um trabalhador foi contrário -, continuar o protesto nesta quarta, no Centro. Cerca de dois mil bancários participaram da reunião.

“Nossa data-base foi 1º de setembro. Os bancários tentam o caminho da negociação desde quando entregaram a minuta, em 10 de agosto, mas os banqueiros, depois de mais de um mês, não apresentaram nenhuma proposta às nossas cláusulas econômicas. Eles praticamente empurraram os trabalhadores à greve”, afirma o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.

Nesta terça-feira, dia 19, na quinta rodada de negociação entre a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o Comando Nacional dos Bancários, novamente nenhuma proposta às reivindicações econômicas dos trabalhadores foi apresentada. Não há uma nova reunião prevista.

“Os banqueiros deixaram claro que não querem pagar aumento real e com isso não vamos concordar. Eles não têm qualquer razão para fazer isso, o lucro do setor é altíssimo. Diante desse quadro, não resta alternativa aos bancários que não seja parar”, afirma o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.

Fonte: Danilo Pretti Di Giorgi e Fábio Michel – Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram