Bancários de Guarulhos (SP) vai às ruas pela defesa dos bancos públicos

Os diretores do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região foram às ruas, na manhã desta quarta-feira (15), pelo Dia Nacional em Defesa dos Bancos Públicos. Bancários de todo o país realizaram, ao mesmo tempo, um ato em frente ao Ministério da Fazenda, em Brasília.

O ato que protesta contra a privatização das estatais também é contra as resoluções 22 e 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), que determina a redução das despesas das empresas estatais com a saúde dos trabalhadores e limitam a 6,5% da folha de pagamento a participação no custeio dos planos de saúde, além de proibir a inclusão de novos funcionários. “Os planos serão inviabilizados, Temer quer acabar com o Saúde Caixa e com a Cassi, o que corresponde a um milhão de vidas. E vai piorar, o serviço será cada vez mais precarizado, a contribuição do funcionário será elevada sem contrapartida do governo”, relatou o diretor geral João Cardoso.

Os personagens Temeroso e Banqueiro acompanharam a carreata pelas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal pelo Centro de Guarulhos e mostraram na prática como este governo ilegítimo ataca o patrimônio dos brasileiros e brasileiras a mando das instituições financeiras e grandes empresários. “O tempo de atendimento é longo, faltam funcionários, a demanda é grande, e tudo é feito de propósito, para que o governo venda a ideia de que essas instituições não funcionam e que precisam ser privatizadas. E quando isso acontecer a sociedade vai entender que não terá acesso ao serviço bancário, ao financiamento imobiliário e, se tiver, pagará alto por isso”, explicou o diretor Roberto Leite.

A manifestação, que começou na CEF da rua Sete de Setembro, passou pelas agência do Banco do Brasil da Luiz Gama, e foi finalizada na CEF que fica no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Tiradentes, denunciando os excessos da CGPAR. “Chegou a hora de escolher um lado, todos viram o que esse governo golpista fez com nossos direitos e o que pretende fazer com o nosso patrimônio. Estão entregando tudo o que temos, são 13 milhões de desempregados e é por isso que viemos para as ruas, para falar com essas pessoas que precisam saber o que os políticos fazem contra a população, porque a grande mídia não mostra esses desmandos. Precisamos escolher representantes que lutem pela manutenção do que é nosso, e é por isso que iremos lutar”, concluiu o presidente do Sindicato dos Bancários, Luis Carlos dos Santos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram