Bancários de Pernambuco fazem ato, nesta terça (6), contra reestruturação do BB

Após realizar um forte ato de protesto contra a reestruturação do Banco do Brasil (BB) nesta terça-feira (6), na agência Marco Zero, uma comissão de representantes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco foi recebida pelo vice-presidente da instituição financeira, Paulo Roberto Ricci. Os dirigentes sindicais apresentaram ao representante do BB os anseios da categoria, que está sendo atingida pelo processo de retirada de funções, fechamento de agências e precarização do atendimento.

Além da presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, participaram da reunião a secretária Geral, Sandra Trajano, e o delegado sindical da agência Arcoverde, Giuseppe Padilha.

Na ocasião, a presidenta cobrou atenção do banco para a situação dos funcionários que irão continuar trabalhando nas agências. "Foi uma boa oportunidade para dialogar. Mas, fica claro que eles têm convicção de que esse projeto é positivo para o banco, pois estão visando apenas o mercado. O Sindicato se preocupa com o papel social do BB e estará vigilante", afirma Suzineide

O vice-presidente do BB, Paulo Ricci, garantiu que a Gerência Regional de Gestão de Pessoas (Gepes) estará disponível para dialogar com a categoria e construir estratégias a fim de solucionar os problemas que surgirem nas agências do Estado. "Podem existir pontos que fogem à regra. A lógica da reestruturação (baseada em estatísticas) pode não ter identificado alguma variável local", reconheceu Ricci.

Segundo Ricci, a expectativa do BB é que cerca de 9 mil funcionários decidam aderir ao Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), que possui 18 mil aposentáveis. As vagas já disponíveis e as vagas que possivelmente serão abertas após o PEAI serão divulgadas no próximo dia 12 de dezembro. 

O representante da instituição afirmou ainda que a realidade da violência em Pernambuco, que impactou agências na capital e no Interior, será pauta da reunião com o Governo do Estado. A questão da segurança nos bancos foi levantada pelo delegado sindical Giuseppe Padilha, que relatou a situação de sobrecarga na agência Arcoverde. “A unidade está atendendo clientes de 11 municípios vizinhos que tiveram suas agências explodidas”, reclama.

O presidente do BB, Paulo Caffarelli, que também estava no Recife, informou que não poderia participar do encontro, pois havia agendado reunião com o governador do Estado, Paulo Câmara.

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram