Bancos nÆo contratam negros, revela pesquisa no PR

(Curitiba) No Dia da Consciência Negra os banqueiros demonstram que não têm nenhuma. Mesmo com uma pequena evolução de 2005 para 2006, o índice de afro-descendentes trabalhando em bancos no Paraná ainda é menor que “margem de erro”.

 

Dos 8.780 bancários contados no Paraná apenas 190 são afro-descendentes. Isso significa apenas 2,16%. Em 2005 este índice era de 1,42%. E mais, em 2004 era 1,50%. A pesquisa neste ano foi realizada em 66 municípios do Paraná.

 

Entre os principais bancos privados do País, o Unibanco foi destaque negativo sem nenhum bancário negro. O Safra foi o que apresentou o “melhor índice”: 3,53%.

 

Nos bancos públicos, onde os bancários são selecionados por concurso, o índice também é baixo. No BB é de 0,97%. Na CEF é de 1,51%.

 

Protesto

A Federação dos Bancários da CUT Paraná distribuiu durante todo dia de ontem panfletos estimulando os afro-descendentes a entregarem currículos aos bancos.

 

A própria Fetec, a exemplo do que fez nos últimos anos, coletará currículos de afro-descendentes que serão encaminhados aos principais bancos privados do País. O objetivo é diminuir essa enorme diferença.

 

Fonte: Fetec PR

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram