Banqueiros jogam com impasse e banc rios intensificam Dia de Luta

Compromisso assumido de apresentar proposta econômica na próxima semana foi desfeito. Resposta será com mobilização nesta segunda

 

(São Paulo) Na terceira rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e a Fenaban, que aconteceu no último dia 29, os banqueiros assumiram o compromisso de marcar negociação para a próxima semana e, nela, apresentar a primeira proposta econômica.

 

Como até hoje não foi marcado nada, os representantes dos banqueiros quebraram o compromisso e estão jogando no impasse. “A negociação pressupõe a manutenção da palavra entre os interlocutores, o impasse que só dificulta as coisas”, afirma Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT.

 

“Isso é absurdo, porque os bancários ficaram na expectativa de começo de uma negociação séria, que levaria a aumento real e melhora da PLR”, destaca Vagner.

 

Mobilização

A resposta dos trabalhadores tem de ser dada com mobilização. Por isso é importante que todos os sindicatos reforcem as atividades do Dia Nacional de Luta, que já estava marcado para a próxima segunda-feira, dia 4.

 

“Como banqueiro não dá nada de graça, vamos ter de pressioná-los a aceitar nossa proposta. Neste momento, eles estão radicalizando, negando tudo o que pedimos, inclusive reajuste de salário. É absurdo que o setor que mais lucra neste país negue também a melhora da Participação nos Lucros e Resultados. Para nós, a lógica é simples, se eles estão ganhando mais por causa do esforço dos trabalhadores, têm de repassar uma parte maior”, afirma Vagner.

 

Segundo o presidente da Contraf-CUT, nas atividades é importante mostrar também para os clientes o que os bancos vêm fazendo. “O setor financeiro brasileiro é o que cobra o empréstimo mais caro do mundo, tarifas extorsivas e dá em troca filas e insegurança. Só no último ano morreram dez bancários. Esse absurdo tem de acabar, a sociedade brasileira não pode conviver com essa situação”, finaliza Vagner Freitas.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram