Banrisulenses entregam minuta espec¡fica

(Porto Alegre) O Comando Nacional dos Empregados do Banrisul entregou na última sexta-feira as reivindicações específicas dos banrisulenses. O funcionalismo do banco participa da Campanha Nacional dos Bancários, mas quer negociações específicas concomitantes à campanha salarial dos bancários. Os diretores da Federação dos Bancários do RS, Amaro Souza, Carlos Augusto Rocha, Denise Corrêa e diretores sindicais do Banrisul de todo o Estado participaram do ato de entrega. O superintendente de Gestão de Pessoas, Ademar Sartori e o diretor Ricardo Englert receberam o documento em nome da instituição.

A minuta do Banrisul contempla as reivindicações históricas dos trabalhadores do banco. A expectativa é de que os empregados e empregadas do banco se mobilizem para avançar nas questões específicas, como é o caso do quadro de carreira, que atinge todos os segmentos dos empregados, inclusive operadores de negócios e ex-BPDs.

Os dirigentes sindicais querem começar de imediato a debater com a direção da instituição as demandas dos banrisulenses, que integram a minuta e foram apontadas durante o XV Encontro Nacional do Banrisul. A defesa do Banrisul enquanto banco público também é um dos principais pontos que serão debatidos com a direção do banco. Este ano os banrisulenses anteciparam-se na organização da campanha salarial. 

“Estamos com muita disposição para lutar e concretizar uma campanha salarial vitoriosa para os bancários. Queremos também avançar na negociação da pauta específica de reivindicações dos banrisulenses, que tem sido ignorada pela diretoria do Banrisul nos últimos três anos”, salientam os diretores da Federação dos Bancários RS.

Confira a minuta de reivindicações dos banrisulenses na íntegra

1- PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS: Instalação imediata de comissão para analisar projeto elaborado pelo banco.
1.1- Operadores de Negócios: Retomar comissão para definir critérios de avaliação e regulamentação da função.
1.2- Plataformistas, ex-BPD e outros segmentos de banrisulenses.

2- POLÍTICA DE SAÚDE: Que o Banco indique imediatamente seus representantes na comissão de saúde para que a mesma seja instalada para debater e encaminhar a pauta e específica.

3- DEMOCRATIZAÇÃO DO BANCO: Eleição direta de diretor representante dos empregados e conselho de representantes.

4- SEGURANÇA BANCÁRIA: Fica vedado ao Banrisul atribuir aos funcionários a tarefa de transporte de quaisquer numerários. O Banco deve comprometer-se a implementar imediatamente as portas de segurança em todas as agências e PABs do Banrisul, bem como instrumentos de vigilância eletrônica (câmeras de vídeo). Retomada das negociações da pauta.

5- ESTAGIÁRIOS: O Banrisul observará os critérios de limites estabelecidos pela Lei 6494/77, para contratação de estagiários.
5.1) Em hipótese alguma poderá o Banco contratar estagiários para substituir empregados no desempenho de suas funções

6- ADIANTAMENTO VERBAS DE FÉRIAS: Parcelamento em 10 vezes das verbas de adiantamento de férias.

7- PRÊMIO DESEMPENHO: O Prêmio Desempenho será pago pelo Banco de forma igualitária para todos os empregados;
7.1) Adequar o Estatuto do Banco para que a empresa possa retomar pagamento, além da PLR.

8- ISONOMIA: Reivindicar isonomia de pagamento de 1.8 salários a todos os banrisulenses (este item refere-se ao prêmio pago pelo banco no Natal de 2005 a 253 empregados do Banco).

Fonte: Feeb RS

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram