Candidatos de SC assumem compromisso com o Besc p£blico

(Florianópolis) O 5º Encontro Nacional dos Empregados do Besc, realizado no último sábado (dia 5), no Hotel Cambirela, em Florianópolis, atingiu seus objetivos, inclusive o de buscar o compromisso dos candidatos ao Governo do Estado com o Besc público. Quatro dos candidatos assumiram o compromisso – diante dos besquianos de várias regiões de Santa Catarina e de representantes da agência de Porto Alegre. Três candidatos, que não compareceram, encaminharam documentos à coordenação do encontro manifestando posição a favor da instituição catarinense, que desde 1999 está federalizada.

 

A primeira parte do encontro reuniu os empregados do Besc para a exposição das resoluções da Campanha Nacional 2006 da categoria bancária e da pauta de reivindicações, inclusive as que fazem parte das negociações em mesa específica com o banco catarinense.

 

Em seguida, o encontro abriu espaço para os candidatos exporem suas posições em relação ao Besc e ao seu futuro. Jacir Zimmer, coordenador da Fetec SC (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado de Santa Catarina), que promoveu o evento, chamou para compor a mesa os quatro candidatos presentes: César Alvarenga (PSDC), João Fachini (PSOL), Manoel Dias (PDT) e José Fritsch (PT).

 

Cada candidato teve 15 minutos para expor sua opinião. Alvarenga se posicionou contrário à privatização do Besc e defendeu uma administração séria para a instituição. João Fachini garantiu, se eleito, a permanência do Besc público. Manoel Dias levantou a bandeira histórica da na defesa da soberania nacional e das causas trabalhistas ao defender a manutenção do Besc público e lembrou que é necessária a retirada imediata do banco do Plano Nacional de Desestatização (PND). José Fritsch citou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao estado, voltou a reafirmar o seu compromisso com o Besc público e a necessidade de criar o caminho para a volta do banco para Santa Catarina, o que depende da vontade do governo estadual. Ele apresentou ainda vontade política para, se eleito, defender o banco a partir de um novo modelo de gestão que impeça que seja novamente dilapidado ou ameaçado.

 

Jacir Zimmer ressaltou ainda que a luta em defesa do Besc público e para que o banco volte a ser catarinense continua. "Estamos iniciando a Campanha Nacional da categoria bancária num momento crucial, às vésperas de uma eleição que vai definir os caminhos do país entre um projeto de privatização e diminuição do Estado e outro que fortalece as empresas públicas e seu papel junto à população", explicou Jacir Zimmer.

 

"Por isso, é tão importante a presença dos candidatos para debater, frente a frente, com os empregados do Besc", disse ele, ao lado de representantes da CUT Estadual, Sintrasem, Sintae, Sintespe, associação dos Gerentes do Besc e Fusesc, que formam, ao lado da Fetec, o Movimento em Defesa do Besc Público.

 

Ao final do encontro, foram tiradas algumas resoluções que vão fazer parte desta luta. São as seguintes:

 

1ª Fortalecer o Movimento em defesa do Besc Público;

2ª Trabalhar para que cada agência ou unidade do Besc no estado incorpore o Movimento e se torne um núcleo local para trabalhar esta questão;

3ª Elaborar um jornal com os principais encaminhamento e informações do 5º Encontro Nacional dos Empregados do Besc, inclusive com as posições apresentadas pelos candidatos ao Governo do Estado, fazendo um resgate histórico das atividades e iniciativas tomadas na defesa do serviço público e no Movimento em Defesa do Besc Público.

 

Fonte: Simone Muhr – Fetec SC

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram