Fetec-CUT/PR realiza seu XI Congresso

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR) realizou nos dias 27 e 28 de maio (sábado e domingo), em Curitiba, seu XI Congresso Estadual. Em um cenário marcado pelo golpe que tirou do poder uma presidenta eleita e colocou em seu lugar um presidente que não tem legitimidade nem apoio popular, o principal desafio foi construir um plano de lutas que possibilite a união da categoria e outros segmentos sociais em torno da mobilização contra a retirada de direitos dos trabalhadores. O congresso, que reuniu aproximadamente 110 delegados e observadores, marcou também os 25 anos da fundação da Fetec/PR.

“O golpe empresarial, midiático, legislativo e judiciário teve forte influência nos rumos do congresso. Ficou claro para os participantes a necessidade de mostrarmos para a base quem tem interesse nas reformas que estão no Congresso, assim como que elas são, na verdade, uma forma de retirar direitos dos trabalhadores. Mas, além disso, temos que mostrar que a saída para a crise só acontecerá com unidade e mobilização. Só conseguiremos barrar a retirada de direitos com o povo nas ruas”, disse Roberto von der Osten, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que contribuiu com a análise da conjuntura.

O jornalista Pedro Carrano, militante da Frente Brasil Popular, destacou a importância da união dos movimentos sociais em torno da construção de uma política econômica alternativa à que vem sendo aplicada pelo atual governo, do combate ao conservadorismo e por transformações estruturais que visem a justiça social. O advogado Nasser Ahmed Allan alertou sobre os perigos para os trabalhadores caso a reforma trabalhista seja aprovada.

Também estavam presentes o deputado estadual Tadeu Veneri, a presidenta e o secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR), Regina Cruz e Marcio Kieller, respectivamente, e o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) André Machado.

25 anos de lutas
Além do congresso, foi realizada uma festa em comemoração dos 25 anos de existência da Fetec-PR, que foi fundada nos dias 18 e 19 de janeiro de 1992, em Londrina, durante seu I Congresso.

O presidente do Seeb Curitiba e coordenador da região Sudeste-Leste-Sul, Elias Jordão destacou a força da Fetec/PR ao longo de sua existência. “A Fetec/PR tem papel decisivo junto aos bancários, trabalhadores e para a sociedade. Sua luta é de defesa dos interesses de todos. Não por um acaso, sempre se destacou nas lutas sociais tanto no Paraná quanto no Brasil, pois desfruta de um grande prestígio. Os 10 sindicatos sob sua chancela são unidos, garantindo assim a sua força”, avaliou.

A coordenadora do Pacto, Claudete Beloto, elogiou a organização do evento e falou um pouco mais da importância da Fetec/PR. “A Fetec/PR demonstrou força nestes 25 anos e estou certa que continuará sempre forte”, disse.

Mais informações no site da Fetec/PR.

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram