Confira como foi a greve hoje no Sudeste

SÃO PAULO

Cerca de 36 mil bancários permaneceram em greve em 413 locais de trabalho entre agências e centros administrativos em São Paulo. Foram 48 locais parados no Centro; 38 na região da Paulista; 116 na Zona Leste; 67 na Zona Oeste; 29 na Zona Sul; 50 na Zona Norte e 65 na região de Osasco. No ABC, a paralisação dos bancários no ABC manteve o quadro apresentado ontem – cerca de 120 agências fechadas e 2.900 trabalhadores em greve. Em Santos e região a greve manteve o índice de adesão de 80% dos bancários. Porém, a polícia foi acionada pelos advogados do Santander Banespa e Itaú que conseguiram liminares na justiça para reprimir os grevistas. A greve também atingiu o interior paulista, como Andradina, Araçatuba, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Jaú, Lins, Marília, Piracicaba, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Santos, Sorocaba, Tupã e Votuporanga.

 

RIO DE JANEIRO

Dirigentes dos sindicatos da Baixada Fluminense e de Petrópolis foram presos por policiais que atenderam ao chamado de gerentes para coagir funcionários a trabalhar. Em Petrópolis, o Bradesco tentou abrir a agência utilizando força policial. PMs prenderam com agressão o presidente do sindicato Wilson Franca e o diretor Jorge Papoula, o que representa uma quebra da lei. Isso porque o Sindicato possui uma liminar que dá direito de greve. De acordo com o documento, assinado pela juíza da Primeira Vara do Trabalho de Petrópolis, há a afirmação de que não há necessidade da presença policial nos locais que aderirem à greve, somente no caso de quebra da ordem e tranqüilidade da população local (o que, conforme, o sindicato, não foi). Com isso, há a solicitação que os policiais fiquem pelo menos dez metros das agências bancárias.

 

MINAS GERAIS

A greve dos bancários ampliou o número de agências e departamentos parados total ou parcialmente. Subiu para 127 o número unidades de trabalho que paralisaram suas atividades em Belo Horizonte e região, como Betim, Ibirité, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Ouro Branco, Ouro Preto, Sabará, Santa Luzia, Sete Lagoas, Pedro Leopoldo, Pará de Minas e Vespasiano.  No início da tarde de hoje aconteceu uma concentração em frente à agência Século da Caixa, na Praça Sete. Em Juiz de Fora, o Sindicato ganhou liminar na Ação Civil Pública, para que todos os bancos do município não procedam de forma a impedir o livre exercício de direito de greve dos bancários. O descumprimento por parte dos bancos acarreta multa de R$100mil ao dia.

 

ESPÍRITO SANTO

Nesta terça-feira, o movimento paralisou 148 agências: 42 na Caixa Econômica Federal (23 na Grande Vitória e 19 no interior), além do edifício Castelo Branco; 42 no Banco do Brasil (29 na Grande Vitória e 13 no interior) e mais a Gerência de Logística e o prédio da Pio XII; 52 do Banestes (43 na Grande Vitória e nove no interior), e ainda o CPD e o edifício Pallas Center. Também estão fechadas 12 agências de bancos privados (10 na Grande Vitória e 2 no interior).

 

Fonte: Sindicatos

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram