Congresso da Fetec SP ser  marcado pelo esp¡rito de luta da CUT

(São Paulo) Os bancários do Estado de São Paulo ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) têm um compromisso importante na semana que vem. Entre os dias 23 e 25 de novembro, Nazaré Paulista será sede do 7º Congresso Estadual da Fetec-CUT/SP. Fundada em 1989, a Federação Estadual dos Trabalhadores das Empresas de Crédito reúne hoje 15 sindicatos com mais de 130 mil bancários.

 

“A Fetec São Paulo nasceu em meio à efervescência política que o Brasil vivia em 1989, com a volta das eleições diretas para a Presidência da República. A Federação dos Bancários foi criada neste contexto, que também marcava no Brasil o início do neoliberalismo. Foi nesta época que a CUT encampava uma de suas principais batalhas para garantir os direitos dos trabalhadores naquele início de reestruturação produtiva. A Fetec São Paulo nasce com o espírito de lutas da CUT”, afirma William Mendes, secretário de Imprensa da Contraf-CUT.

 

Logo no primeiro ano, a Fetec São Paulo viveu momentos históricos para a categoria bancária. Em 1990, o Sindicato de São Paulo, Osasco e Região – maior filiado da Federação – passava por uma eleição marcante, com a disputa entre duas chapas cutistas. Neste ano, os bancários conquistavam o afastamento da Justiça do Trabalho nas negociações com os bancos privados, a manutenção da unificação dos pisos e a formação de comissões de segurança bancária. Dois anos depois, nasce a Confederação Nacional dos Bancários da CUT.

 

Para o presidente da Fetec, Sebastião Geraldo Cardozo, o Tião, a estrutura sindical vigente naquela época era incapaz de dar conta das necessidades dos bancários do Estado de São Paulo. “Deste modo, um pequeno grupo de sindicalistas teve a ousadia de articular a criação de uma nova Federação, no âmbito da estrutura cutista. A criação de uma nova entidade sindical bancária, rompendo com a estrutura vigente, teve papel decisivo para a condução de novos rumos no país. A aglutinação dos bancários no Estado de São Paulo foi determinante para a estruturação da CUT e para a organização da categoria em nível nacional”, diz.

 

O Congresso

O Congresso da Fetec é o fórum máximo da entidade. Segundo Tião, este ano os debates vão centrar na organização dos trabalhadores por Ramo Financeiro, no combate à terceirização, saúde e condições de trabalho e na relação da Fetec São Paulo com a sociedade.

“Outro debate importante será em torno da renda do trabalhador. Vamos discutir a composição da remuneração do bancário e como poderemos lutar para que ele tenha um salário mais justo e digno”, afirma o presidente da Fetec.

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram