Congresso Unificado do Santander aprova minuta complementar

(São Paulo) Os 268 delegados que participaram do 20º Congresso Nacional dos Trabalhadores do Santander Banespa (5º Congresso Unificado) aprovaram uma minuta de reivindicações específicas que será apresentada ao banco nesta sexta-feira, dia 25, como minuta aditiva à da categoria.

 

O congresso foi realizado no sábado, dia 19, na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, e reuniu delegadas e delegados de todo o país.

 

A minuta é composta por três conjuntos de reivindicações. O primeiro deles traz cláusulas específicas dos trabalhadores do Banespa, que não foram incorporadas no novo PCS do banco Santander Banespa. O segundo reúne cláusulas que tratam da renovação e extensão de reivindicações – como estabilidade e liberação remunerada pré-aposentadoria – a todos os trabalhadores do Santander Banespa. O terceiro agrupa cláusulas novas que tratam de questões como assédio moral, Plano de Cargos e Salários (PCS) e garantia de emprego baseada na regra 158 da OIT.

 

“Dentre as demandas, destacam-se a manutenção da estabilidade pré-aposentadoria de 36 meses, garantia contra as demissões imotivadas, criação de um grupo de trabalho para elaboração de um Plano de Cargos e Salários (PCS), complementação de aposentadoria ao pessoal pré 75, entre outros”, explica Paulo Stekel, diretor da Contraf-CUT e funcionário do banco.

 

Durante o Congresso também foram discutidas as estratégias de organização da Campanha Nacional 2006. As reivindicações econômicas como reajuste salarial e PLR, entre outras cláusulas, serão negociadas pelo Comando Nacional, dentro da Campanha Unificada. Concomitantemente, as questões específicas dos trabalhadores do Santander Banespa serão negociadas em mesa específica com o banco.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram