Consciˆncia negra ser  feriado em 224 cidades

(São Bernardo do Campo) O 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é comemorado com feriado em 224 cidades brasileiras. Segundo levantamento da Comissão de Combate ao Racismo dos Metalúrgicos do ABC, Mato Grosso é o Estado com maior número delas. São 105 cidades que declararam feriado na data.Ele vem seguido dos Estados do Rio de Janeiro, com 92 cidades, de São Paulo, com 18, e do Pará, com duas.

Os Estados de Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e Sergipe vêm no final da lista com apenas uma cidade cada. Nos demais 14 Estados, nenhuma cidade declarou feriado.

ABC
Na região será feriado em Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André. Os feriados municipais são declarados depois de aprovação de projetos de lei apresentados nas câmaras dos vereadores.

O Dia da Consciência Negra homenageia Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência à opressão e à escravidão. A data foi incorporada como referência ao combate ao racismo e à valorização afro-brasileira, e em contestação ao 13 de Maio, dia da assinatura da Lei Áurea.

Existem dois projetos em tramitação no Congresso que transformam o Dia da Consciência Negra em feriado nacional.

Cinema e Leci Brandão no Sindicato
Para as comemorações do Dia da Consciência Negra, a Comissão de Combate ao Racismo dos Metalúrgicos do ABC organizou atividades para os próximos finais de semana.Amanhã (10), tem a exibição do filme Filhas do Vento, de Joel Zito Araujo, às 18h30, na Sede.

Na sexta-feira, dia 17, acontece a  palestra O negro e a cultura brasileira, com a cantora Leci Brandão e participação do deputado Vicentinho, também na Sede do Sindicato, a partir das 18h. A atividade  será aberta com apresentação do grupo de percussão do Centro Cultural Afrobrasileiro Solano Trindade.

Na sexta-feira, dia 24, tem a exibição de Crash, no Limite, filme de Paul Haggis, às 18h30, na Sede.

Enquanto isso,segue na Sede a exposição de pinturas dos artistas Galo, Anderson Gomes, Noel Filho e Adilson César. Ela pode ser visitada até 30 de novembro, das 9h às 18h.

Fonte: Agência CUT de Notícias

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram