Contraf-CUT e sindicatos pressionam o BB

Bancários lutam por isonomia de direitos

 

(São Paulo) Na década de 90, os funcionários do Banco do Brasil sofreram uma verdadeira perseguição sem precedentes na história. O governo federal fez de tudo para sucatear o emprego que já foi considerado um “sonho” para muitos brasileiros. Além do forte arrocho salarial, os bancários do BB perderam uma série de direitos e o ex-presidente FHC conseguiu criar dois grupos de funcionários: os pré e os pós-98.

 

“Foram anos difíceis em que a tônica das nossas campanhas era garantir os direitos conquistados com muito suor. Passado o período tucano, os bancários do BB mudaram suas perspectivas e, a partir de 2003, começamos a recuperar alguns direitos perdidos. Mas isto é só o começo, pois ainda há diferenças entre os benefícios dos contratados antes e após 1998”, explica William Mendes, secretário de Imprensa da Contraf-CUT e membro da Comissão de Empresa do BB.

 

Para recuperar parte do que foi “tomado” pelo governo FHC, a primeira estratégia do movimento sindical bancário foi lutar pela unificação da Campanha Salarial, com empregados de bancos públicos e privados lutando lado-a-lado. Assim, a categoria superou o congelamento e conseguiu os mesmos reajustes para todos há três campanhas.

 

O auge foi este ano, quando o BB assinou, de fato, a Convenção Coletiva de Trabalho. Com isso, o funcionalismo igualou seus direitos com os demais colegas da categoria, preservando o que é específico e melhorando benefícios como Cesta-alimentação, Piso de 55% do salário do E1 para a gratificação de função, Ajuda de deslocamento noturno, Gratificação de compensador de cheques, Vale-transporte, Ausências legais e Auxílio creche-babá. A Campanha unificada também trouxe novos direitos, como a isenção de tarifas e a melhoria de benefícios para os lesionados, como VCP/Ler, que passou de 12 para 18 meses.
 

Isonomia de direitos no BB

Direitos

Conquistas

Licença para acompanhar pessoa enferma da família

2003

5 faltas abonadas    

2003

Possibilidade de acumular e converter faltas abonadas  

reivindicação

PAS odontológico e aquisição de óculos/lentes   

2003

PAS funeral de dependente econômico    

2004

PAS desequilíbrio financeiro 

2004

PAS catástrofe natural e incêncio residencial

2004

PAS tratamento psicoterápico      

2005

Adiantamento para reposição em 10 meses nas férias    

reivindicação

Licença-prêmio                 

reivindicação

Contribuição de 4,5% pelo BB para a Cassi                  

reivindicação

Dois dias/ano para levar filho de até 14 anos ao médico 

2006


A Contraf-CUT vai intensificar a agenda de lutas específicas no primeiro semestre de 2007 para que os sindicatos e federações organizem atividades que pressionem os bancos a atenderem as reivindicações dos trabalhadores.

 

Fonte: Contraf-CUT, com informações do Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram