Contraf-CUT participa de Foro Internacional de Previdência

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) participa do Foro Internacional de Previdência, realizado em Bogotá, na Colômbia, nesta terça e quarta-feira (14 e 15). Com o tema “Para uma aposentadoria digna, a pensão é um direito”, especialistas do Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai e Chile discutem os critérios de universalidade, equidade e justiça como pilares fundamentais para construir um sistema que garanta a pensão justa de aposentadoria em condições dignas.

Roberto von der Osten, Secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT, enalteceu a importância do evento. “Um foro internacional para socializar o funcionamento da Previdência e Seguridade Social na América Latina, debater as tentativas neoliberais de reformar para favorecer o mercado e os bancos e para discutir (avaliando as lutas em defesa de uma previdência e seguridade social públicas e universais em cada país) meios de fazer uma luta continental com unidade.”

Além dos estudiosos de Previdência fazerem um balanço da situação em cada país, também foi relatado como está a luta e resistência em vários países da América Latina.

Com isto foi possível elaborar um manifesto dos trabalhadores colombianos e definir formas de lutas, organizada pela Uni Américas, para reverter as privatizações que já aconteceram e defender a recriação e fortalecimento da Previdência pública nestes países.

Após dois dias de debates, a conclusão dos presentes é que “não existe nenhum modelo de um sistema que garanta o direito de pensões em condições dignas se ele não for público e universal. É o único jeito e por isso temos que lutar no continente inteiro”, disse José Ricardo Sasseron, palestrante representante da Contraf no evento.

No encerramento dos debates da terça-feira (14), os cerca de quase mil presentes fizeram um ato apoiando a candidatura de Lula e pedindo o imediato fim de sua prisão política.

Mais informações e íntegra das apresentações podem ser vistas no site www.fipecolombia.com

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram