Contraf pressiona e Unibanco reverte demissÆo de sindicalista

(São Paulo) Depois de muita pressão, o Unibanco reverteu a demissão ilegal do sindicalista Leonir Luiz Canei, de Santa Catarina. Ele tinha sido eleito em 2004 para preencher um cargo vago no Sindicato dos Bancários de Chapecó, Xanxerê e Região, mas o banco ignorou a eleição e dispensou o funcionário na última quinta-feira, dia 11.

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) pressionou o Unibanco, que esta semana voltou atrás e reintegrou o bancário. “O banco justificava que não reconhecia as eleições complementares por isso demitiu ilegalmente o dirigente sindical. É contra lei e nós prometemos tomar todas as providências, que acabou não sendo necessário porque o Unibanco reviu esta demissão no mínimo antidemocrática”, explicou o secretário de Organização da Contraf-CUT, Carlindo Abelha.

 

Segundo ele, o Sindicato catarinense havia enviado ofício ao Unibanco com o resultado das eleições, a ata e o edital de convocação para provar que Leonir é dirigente da entidade. Além disso, foi enviada ao banco uma cópia do Estatuto do Sindicato, que regulamenta as eleições complementares.

 

“Mas o Unibanco é mestre em práticas anti-sindicais. No mês passado, a empresa já havia rejeitado as candidaturas dos representantes dos trabalhadores para a diretoria no Rio e em São Paulo sob o argumento de que os sindicalistas estão ‘afastados’. A demissão do sindicalista de Santa Catarina é apenas mais um ato de perseguição aos representantes dos trabalhadores, mas conseguimos reverter. Estamos de olho, pois o Unibanco tem práticas anti-sindicais que nenhum outro banco tem”, finalizou Abelha.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram