Cota para pessoas com deficiˆncia abre debate com Fenaban

(São Paulo) A Contraf-CUT reuniu-se nesta terça, dia 15, com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancários) para a segunda rodada de negociações sobre a Igualdade de Oportunidades nos bancos. Os representantes dos trabalhadores destacaram os seis artigos da minuta de reivindicações da Campanha Nacional 2006 referentes ao tema, os artigos 58 ao 63.

“O destaque deste encontro foi a questão do cumprimento das cotas de 5% das vagas para as pessoas com deficiência auditiva, visual ou motora. A maioria dos bancos não cumpre as cotas nem as determinações da Convenção Coletiva sobre este ponto”, afirmou a diretora do Sindicato de São Paulo, Neiva Maria dos Santos, presente à reunião.

Outra exigência dos bancários é a sensibilização e o melhor preparo dos gestores para lidar com esses trabalhadores. “Recebemos diversas denúncias de problemas dentro das agências, maus tratos, muitas vezes porque as chefias não estão preparadas para lidar com estes novos empregados, que geram situações específicas não comuns ao dia-a-dia das agências e departamentos”, disse Neiva.

Plano de saúde
Foi levantada durante o encontro a questão da inclusão por parte das bancárias de seus parceiros nos planos de saúde. “Os homens conseguem facilmente incluir suas parceiras, mas as mulheres precisam de documentos provando que seus companheiros dependem delas financeiramente para garantir a extensão da conquista. Isso é inaceitável, configura distinção de gênero”, afirmou Neiva.

Ainda não há data marcada para as próximas reuniões, que tratará de cada um dos pontos da minuta separadamente.

Fonte: Danilo Pretti Di Giorgi – Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram