Curitiba: Terça-feira tem audiência em defesa dos bancos públicos

O movimento sindical bancário do Paraná reforça sua campanha em defesa dos bancos públicos e o debate chega na Assembleia Legislativa. A audiência pública em defesa dos Bancos Públicos será realizada na próxima terça-feira, 17 de outubro, às 18h30, no plenarinho da casa por proposição do deputado estadual Tadeu Veneri, articulada pelos Sindicatos.

O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, juntamente com a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) convida todos os trabalhadores da base para somar nesta mobilização, que para além da defesa do emprego na categoria, é também a defesa da atuação das empresas públicas em prol de toda a população, especialmente dos mais pobres.

Os bancos públicos são responsáveis por 86% do crédito de longo prazo (acima de cinco anos para pagamento), incluindo aí financiamento da agricultura familiar, da moradia para a baixa renda e em infraestrutura básica.

De acordo com o professor Fernando Nogueira da Costa, do Instituto de Economia da Unicamp, o desmonte dos bancos públicos promovido pelo governo Temer fica evidente com os cortes no acesso ao crédito para a população. Somente o crédito neste momento de grande depressão econômica sem precedentes no Brasil poderia estimular o crescimento sustentável da renda e do emprego. Essa política, segundo ele, vai contra inclusive o ajuste fiscal em vigor, que tem a justificativa de aumento da arrecadação, mas sem emprego, sem renda, sem crédito e sem consumo, não há arrecadação tributária.

Para o movimento sindical bancário, os programas de desligamento voluntário promovidos na Caixa e a reestruturação no BB são indícios de um programa de privatização dos bancos públicos, ao precarizar o atendimento à população e sucatear as estruturas.

Participe da audiência pública e ajude a fortalecer essa luta contra as privatizações, em defesa do emprego e também a dialogar com a população sobre a importância das instituições públicas. Acesse aqui o evento no facebook para confirmar presença.

Audiência Pública :: Em defesa dos Bancos Públicos
Data
: terça-feira, 17 de outubro
Horário: 18h30
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná
          (Praça Nossa Senhora de Salette, Centro Cívico, Curitiba)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram