Demissäes causam protestos no Rio e 4 agˆncias do Ita£ param

(Rio) O Sindicato do Rio paralisou ontem, dia 23, quatro agências do Itaú – Catete, Flamengo, Senador Vergueiro e Palácio do Catete – em protesto contra a demissão de uma bancária que está grávida de sete meses. A trabalhadora foi demitida por justa causa e, como está em licença médica, recebeu sua demissão pelo correio. O motivo alegado para a demissão foi o desrespeito às normas internas do banco. A atividade começou às 7h e só terminou ao meio-dia. A paralisação só foi suspensa quando a diretoria do banco entrou em contato com o Sindicato para negociar.

 

As demissões por justa causa vêm acontecendo há alguns meses. O Sindicato do Rio já recebeu denúncias de 15 demissões, em cinco agências diferentes, todas elas pelo mesmo motivo: infração às normas internas. Em todos os casos, a alegação é que os demitidos violaram o código de ética do banco nas operações de venda de produtos.

 

Todas estas demissões estão ocorrendo em função das metas de vendas de produtos cada vez mais altas impostas pelo programa Agir. Quando infringem alguma norma, os trabalhadores são convocados a comparecer à inspetoria, onde são coagidos a confessar por escrito a infração e a assinar a declaração. “A pressão é tal que o bancário acaba quebrando as regras. Se o trabalhador seguir todas as normas, não consegue bater a meta”, avalia Vinícius Assumpção, presidente do Sindicato do Rio.

 

DRT

O Sindicato já teve duas reuniões com a diretoria do banco na Delegacia Regional do Trabalho. Na primeira, os representantes do Itaú alegaram que não tinham competência para negociar e pediram um segundo encontro, que teria a presença do RH do banco. A delegada solicitou informações sobre as demissões.

 

Na segunda reunião, o banco não apresentou nenhum dos documentos solicitados pela delegada, alegando confidencialidade, e informou que as demissões não serão revertidas e que será mantida a justa causa em todos os casos.

 

Reunião

O Sindicato do Rio e o Itaú agendaram uma reunião para tratar das demissões por justa causa no próximo dia 04 de setembro, às 9h, na sede da entidade. A Federação do RJ/ES foi convidada a participar e solicita aos filiados que verifiquem se o Itaú demitiu por justa causa em suas bases nos últimos meses. Se os motivos destas demissões forem os mesmos das que vêm ocorrendo no Rio, deverá ser feito um relatório para ser apresentado durante a reunião.

 

Fonte: Feeb RJ/ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram