Dirigentes do Santander Banespa elegem jornada como prioridade de luta

(São Paulo) A defesa da jornada de trabalho deverá liderar as lutas do próximo período no Grupo Santander Banespa. Essa é a síntese dos debates realizados, no último dia 28 de abril, durante a 6º Reunião da Coordenadora Sindical Internacional do Grupo Santander (CCSCS ) em conjunto com a 2º Reunião do Comitê Sindical Internacional do Grupo Santander da UNI Américas Finanças.

Os encontros integraram a programação da 2º Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais, promovida pelo Comitê de Finanças da CCSCS, UNI Américas Finanças e pelo Projeto CUT/FNV, e que contou com participação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf/CUT – Brasil), da Asociación Bancaria de Argentina (La Bancaria/CGT), da Federación de Trabajadores Bancários (Fetraban/CUT – Paraguay), da Asociación de Empleados Bancarios de Uruguay (AEBU/PIT-CNT), da Confederación de Sindicatos Bancarios y Afines (CSTEBA/CUT – Chile), do Sindicato de Empleados de Banco Nacional (Senaba – Costa Rica), da Comfia/CC.OO. – Espanha, da FES-UGT – Espanha, da representação do Comitê Europeu dos trabalhadores do ABN AMRO, do Departamento Intersindical de Estudos Estatísticos Sócio Econômico (Dieese) e do Instituto Observatório Social.

De acordo com o diretor da FETEC/CUT-SP, Sérgio Godinho, a escolha da defesa da jornada como prioridade de luta levou em conta os reflexos que o tema acarreta em todos os aspectos do trabalho. “A extrapolação da jornada reflete diretamente nas condições de trabalho, na saúde do trabalhador e também no emprego, haja vista que impede novas contratações”, explica o dirigente ao citar que as representações de cada banco internacional, presentes nas reuniões, elegeram os eixos de luta conforme as demandas de cada da instituição.

Na avaliação de Godinho, os debates foram proveitosos e com perspectivas positivas. “Foi uma oportunidade para conhecermos a realidade de cada país da América Latina e de estreitarmos os laços, o que com certeza nos trará bons frutos. Uma das expectativas é o agendamento de reunião para setembro com a direção do Santander, na Espanha”, revela o diretor da FETEC SP.

A reunião conjunta aprovou a elaboração de um documento sobre jornada de trabalho, a ser encaminhado para a adiministração do Banco Santander em todos os países, no mesmo dia da Jornada Internacional de Luta, em 19 de setembro de 2006, solicitando a realização de uma negociação mundial com a direção do banco. Além disso, aprovou solicitações de apoios a orgãos da sociedade civil, a governos locais, Embaixadas e Consulados da Espanha em cada país.

Deverão ainda ser confeccionados materiais de campanha, bem como encaminhados levantamentos pelas entidades sindicais sobre as condições de trabalho e direitos dos bancários nos vários países. As informações do Brasil serão centralizadas com a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Rita Berlofa.

 

Jornalista: Lucimar Cruz Beraldo – Fetec CUT-SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram