Fenae e Apcef/SP lançam cartilha sobre Saúde Caixa

A Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Associação de Pessoal da Caixa Economia Federal de São Paulo (Apcef/SP) lançaram a cartilha “Saúde Caixa: conhecer para defender” para que os usuários conheçam a história do Saúde Caixa, tenham melhores condições de analisar o plano e de dizer q que querem dele.

“O Saúde Caixa é uma das mais importantes conquistas da luta dos trabalhadores do banco”, destaca a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.

Implantado em 1º de julho de 2004, o Saúde Caixa possui gestão compartilhada e tem um Conselho de Usuários, com representantes indicados pela Caixa e outros eleitos pelos empregados ativos e aposentados usuários do plano. O Conselho, que é consultivo, tem como atribuição acompanhar a gestão do plano.

O modelo de custeio em vigor é resultado de negociações entre o movimento dos empregados e a Caixa e está previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2016/2018).

Encontros
A cartilha começará a ser distribuída no encontro que a Apcef/SP promoverá, nesta quarta-feira (26), a partir das 14h, em sua sede (Rua 24 de maio, 208 – 10º andar). Representantes da Gerência de Filial de Gestão de Pessoas (Gipes) da Caixa irão tirar dúvidas sobre a utilização e funcionalidade do plano (autorização para procedimentos cirúrgicos, reembolso, agendamento de consultas, alteração no cadastro).

Esta será a segunda reunião que a entidade realiza. A primeira aconteceu no dia 19 de julho, em duas turmas. No encontro, foi realizada uma apresentação do plano, sua constituição e histórico, além de abordar a atual situação de ameaça ao Saúde Caixa. Os palestrantes foram Plínio Pavão, membro do GT do Saúde Caixa, e Ivanilde Miranda, diretora de Relações Sindicais e Trabalhistas da Apcef/SP e conselheira eleita do Conselho de Usuários do Saúde Caixa.

Além de conhecer melhor os problemas do plano, os associados puderem tirar dúvidas com os palestrantes. “Gostei de conhecer a história do Saúde Caixa, é bom para a gente ter uma noção melhor do que está acontecendo”, comentou Elizabete Sato, uma das espectadoras.

Confira a íntegra da cartilha.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram