Grito dos Exclu¡dos re£ne milhares de manifestantes

(Salvador) Milhares de pessoas participaram da edição deste ano do Grito dos Excluídos, em dezenas de cidades de todo o país. Foi um protesto contra a desigualdade, a corrupção na política e o modelo econômico. Confirmando o caráter cada vez mais religioso e despolitizado do evento, a maior concentração foi em Aparecida do Norte, onde cerca de 80 mil pessoas participaram do protesto na Basílica de Aparecida.

 

O lema do Grito este ano é “Brasil: na força da indignação, sementes de transformação”. O Grito começou a ser feito em 1995, com a campanha da fraternidade da Igreja Católica. Para os coordenadores, a idéia é realizar um ato de protesto contra a exclusão social. Como este ano é um ano de eleições, os coordenadores do Grito providenciaram para que os militantes partidários e candidatos pudessem participar dos atos, mas não tivessem direito de falar aos manifestantes.

 

Salvador

Na capital baiana, cerca de cinco mil pessoas participaram do Grito dos Excluídos, que começou no Campo Grande e terminou na Praça Castro Alves. Causas específicas marcaram a caminhada: luta por reforma agrária, por direitos trabalhistas das empregadas domésticas, pela revitalização do Rio São Francisco, pela melhoria das condições dos presídios e delegacias, por investimento em educação pública, entre outras. Além de Salvador, cerca de 1500 cidades baianas realizaram o evento após o desfile de Sete de Setembro.

 

Fonte: Feeb BA/SE

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram