Hoje ‚ Dia de Combate ao Trabalho Infantil

(Brasília) O Brasil vai celebra hoje, dia 12, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil com o lançamento da publicação sobre os prejuízos à saúde de crianças e adolescentes decorrentes do trabalho infantil perigoso.

 

O estudo Módulos de Auto-Aprendizagem sobre Saúde e Segurança no Trabalho Infantil e Juvenil foi desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em parceria com o Ministério da Saúde, para contribuir no processo de formação e qualificação dos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento faz parte da série Comunicação e Educação em Saúde.

 

O lançamento do módulo dá início a uma série de atividades de capacitação com o objetivo de aumentar a visibilidade da notificação dos casos e de alertar para os perigos que o trabalho pode acarretar na saúde das crianças. A OIT e o ministério querem também que as informações sobre saúde e segurança de meninos e meninas trabalhadores ajudem a aumentar os esforços de proteção.

 

Segundo o organismo internacional, os danos causados pelo trabalho infantil só aparecem na vida adulta, e a falta de informações dificulta as ações de combate ao problema. Desde 2000, quando entrou em vigor a Convenção nº 182 sobre as piores formas de trabalho infantil, a OIT busca estratégias para identificar os causadores de deficiências no desenvolvimento físico e mental dessas crianças e adolescentes, bem como doenças e acidentes de trabalho.

 

O lançamento vai contar com a presença do ministro da Saúde, Agenor Alvarez, e do coordenador nacional do Programa para Eliminação do Trabalho Infantil (Ipec) da OIT, Pedro Américo Oliveira.

 

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram