IV Curso Despertar da Paternidade teve início na sexta-feira (10), no Sindicato dos Bancários de Pernambuco

Bancários de todo o Estado participaram, na sexta-feira (10) e no sábado (11), do IV Curso Despertar da Paternidade, promovido pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco. A formação é condição de acesso à ampliação da licença paternidade de 5 para 20 dias. Para garantir o benefício, o trabalhador deve solicitá-lo ao banco no prazo máximo de dois dias após o nascimento da criança e comprovar a participação na atividade. 

Fernando Lacerda é funcionário do Santander e um dos participantes desta edição. Ele aguarda a chegada de Alice, sua primeira filha, e revela estar animado para receber novas orientações para esta etapa. “A minha visão sempre foi de espectador. Chegou a hora de aprender mais sobre paternidade e me preparar de verdade para dar todo o suporte necessário para a minha esposa e a minha filha”, declarou. 

Durante o curso, são abordados temas como a co-responsabilidade. “A formação é dividida em três etapas: 1)Desejo, que trata sobre as expectativas; 2)Direito, que aborda o que a constituição garante aos pais; e 3)Compromisso, que associa as duas coisas e provoca a reflexão sobre o que os pais estão dispostos a mudar para melhor participar de todo o processo”, esclarece a secretária-Geral do Sindicato, Sandra Trajano. 

A conquista da licença-paternidade estendida está garantida na cláusula de número 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, incluída na Campanha Nacional 2016 e na Lei 13.257, em vigor desde 8 de março de 2016 e sancionada pela presidenta Dilma. Ela está atrelada à renovação pelo governo federal do programa Empresa Cidadã – responsável pela renúncia fiscal dos dias a mais nessas licenças. O Sindicato tem sido atuante na defesa do benefício.

Para se inscrever no curso, os interessados devem entrar em contato com o Sindicato por meio de telefone (81.3316-4204) ou pelo endereço eletrônico (presidencia@bancariospe.org.brmanoella@bancariospe.org.br). Os associados têm prioridade na matrícula e gratuidade total. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram