J  sÆo mais de 20 mil em greve por tempo indeterminado em SP

(São Paulo) Os bancários fazem greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira, dia 5, em São Paulo, Osasco e Região. A greve foi aprovada por unanimidade por mais de 1.300 trabalhadores que foram à Quadra nesta quarta-feira, dia 4.

No primeiro balanço realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, às 10h30, cerca de 21 mil bancários participam do primeiro dia da greve por tempo indeterminado em 210 locais de trabalho entre agências e centros administrativos – os que operam o sistema do Unibanco (CAO) e do Bradesco (Alphaville) estão parados.

Há 44 locais parados no Centro, 18 na região da Paulista, 54 na Zona Leste, 21 na Zona Oeste, 30 na Zona Sul, 18 na Zona Norte e 25 na região de Osasco.

Em São Paulo, Osasco e nos 15 municípios da região de Osasco que estão na base territorial do Sindicato, há cerca de 3 mil locais de trabalho e 106 mil bancários. As cenas de violência, que infelizmente já se tornaram tradição durante a greve os bancários, já começam a acontecer.

No Centro, em frente ao ABN Real da rua 15 de Novembro e no Unibanco da Praça do Patriarca a Polícia Militar ameaça os manifestantes. O Sindicato já manteve contato com o Comando da PM solicitando que os policiais se limitem
a garantir a segurança dos cidadãos.

E de acordo com a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), em assembléias realizadas nesta quarta, os trabalhadores de praticamente todos os 108 sindicatos filiados à entidade seguiram as orientações do Comando Nacional e encamparam a greve nacional.

Proposta
Os trabalhadores rejeitaram a proposta da Fenaban de 2,85% de reajuste salarial (e sobre as demais verbas) e a PLR  de 80% do salário, mais R$ 823 de parte fixa, além de um adicional de R$ 750 para os bancários de instituições que tiverem crescimento de 20% do lucro líquido, ou mais, em relação ao ano passado.

"A parcela adicional da PLR é muita baixa e como seu pagamento está condicionado ao crescimento do lucro é discriminatório, pois muitos bancários deixarão de receber", acrescenta Marcolino.

Logo mais, às 16h30, os bancários fazem uma passeata pelo Centro de São Paulo, com saída do Complexo São João do Banco do Brasil (avenida São João com Líbero Badaró), a partir das 16h30.

Reunião
O Comando de Greve, composto por todos os diretores do Sindicato, Contraf-CUT, Fetec-CUT/SP (da base de São Paulo, Osasco e região) e delegados sindicais do Banco do Brasil e da Caixa se reúnem nesta quinta, dia 5, às 16h na sede do Sindicato.

Fonte: Ricardo Negrão – Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram