Juiz de Fora (MG): Bancário do Itaú é Reintegrado

Na quinta-feira (14) pela tarde o bancário Heliton Clemente foi reintegrado à agência do Banco Itaú em Juiz de Fora. O bancário foi demitido mesmo tendo estabilidade. Após tentativa de negociação com o banco, a diretoria do Sindicato dos Bancários da Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf) judicializou a questão e mobilizou a categoria em ato que manteve a agência fechada por um dia.

A atuação do sindicato teve grande repercussão e a 1ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora concedeu uma liminar que declara nula a demissão. Nesta quinta-feira o bancário foi reintegrado e volta a ocupar o quadro de funcionários da agência.

Heliton Clemente é bancário há 24 anos e desde 2010 trabalha no Itaú. O bancário disse ter a sensação de justiça e vitória. "Fiquei muito satisfeito com essa conquista, fui bem acolhido pelos meus colegas de trabalho e tive a certeza da importância da atuação do sindicato que, mais uma vez, se mostrou forte". O bancário destacou que a rapidez e competência da advogada do sindicato. Além disso, ele frisou a mobilização que o Sintraf organizou e que denunciou não só a sua demissão injusta, mas práticas abusivas.

A advogada Cláudia Vieira Campos, credenciada ao Sintraf e responsável pelo processo, informou que o banco "desconsiderou a estabilidade do trabalhador e alegou baixo desempenho para a demissão". Para ela, é lamentável que casos como o de Heliton sejam muito comuns entre as práticas dos bancos. "A tutela de urgência garante o retorno do empregado aos quadros da agência, mas nós acompanhamos o processo até a decisão final do Juiz", disse a advogada. Além disso, Claudia disse que a categoria precisa estar em alerta para casos como este. “O bancário deve rejeitar a demissão e procurar o sindicato a fim de buscar orientação jurídica e conseguir a tutela de urgência”, explicou.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram