Negocia‡äes com a Caixa continuam sem avan‡os

(São Paulo) Enquanto os bancários do BB começam a ouvir respostas para suas reivindicações, na Caixa Econômica Federal a rodada de negociação desta quarta-feira, dia 20, não resultou em qualquer avanço. O banco praticamente não respondeu a nenhuma das cláusulas e as negociações na Caixa continuam em impasse.

 

“O que nós assistimos hoje na mesa da Caixa é uma repetição do que vem ocorrendo na Fenaban. Entregamos nossa pauta de reivindicações complementares para o banco no dia 17 de agosto e mais de um mês depois não temos qualquer avanço. Isso é preocupante e aumenta a importância da greve do dia 26”, avalia Plínio Pavão, diretor da Contraf-CUT e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa.

 

Para Plínio, os bancários da Caixa têm sido destaques nas manifestações e paralisações que ocorrem em todo o Brasil nesta Campanha. “Agora precisamos intensificar as atividades para pressionar a Caixa a apresentar propostas. Não basta apenas atender os itens garantidos na Convenção Coletiva e que estão sendo negociados com a Fenaban. O banco precisa resolver nossos problemas específicos e só com mobilização é que vamos conseguir avanços”, afirma Plínio.

 

Durante a rodada de negociações desta quarta, a Contraf-CUT cobrou vários itens considerados prioritários e que a Caixa alegou não ter resposta, como a extensão dos auxílios alimentação e refeição para os aposentados, novo PCS/PCC, cumprimento da jornada de seis horas e a retomada das promoções por merecimento. Quanto aos avaliadores de penhor, a Caixa informou que ainda está estudando as reivindicações. Sobre a previdência complementar, o banco disse que aguarda o final do prazo de adesão ao saldamento e ao Novo Plano para ter uma idéia sobre o impacto das alterações para os cargos de arquitetos, engenheiros e outros profissionais.

 

“Também cobramos a nossa reivindicação sobra a PLR, já que hoje tivemos avanços no Banco do Brasil. Mas a Caixa informou que não tem nenhuma posição em relação a isso e que vai esperar o fim das negociações com a Fenaban para estudar a possibilidade de pagar a PLR além da Convenção Coletiva. Outra questão importante é a isonomia entre os novos e antigos empregados, que o banco também não mostrou vontade de atender. Esperamos que a greve do dia 26 mude este panorama”, ressalta Plínio.

 

Algumas mudanças

A Caixa apresentou aos bancários uma proposta que prevê o pagamento para os caixas de retpv do mesmo valor de comissão que a Fenaban paga para o caixa executivo. Também estabelece o piso de mercado para os TA1, que é o menor dos níveis técnicos, em R$ 1450,00.

 

“Na nossa visão, os riscos enfrentados pelos caixas de retpv são os mesmos dos caixas pv. Por isso a nossa reivindicação é pela equiparação das verbas salariais. Mas o banco alega que ambos têm funções diferentes e quer pagar menos para os repv porque na visão da empresa as atribuições são menores. Temos que pressionar para que a Caixa atenda o nosso pedido”, afirma Plínio Pavão.

 

A Caixa também apresentou proposta para extinguir o cargo de gerente júnior e incorporar esses empregados aos atuais cargos de gerentes de relacionamento ou de atendimento, conforme o caso.

A próxima reunião está prevista para o dia 4 de outubro.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram