Paralisa‡äes em BH intensificam a mobiliza‡Æo para a greve

(Belo Horizonte) Os bancários de BH paralisaram hoje, 20 de setembro, até as 12 horas as agências bancárias do HSBC e do Itaú(Praça Raul Soares e rua Carijós), do BMB (Mercado), do Real(Avenida Paraná), Unibanco(Olegário Maciel) e Bradesco(Rua Carijós). O objetivo da manifestação foi intensificar a mobilização visando a greve de 24 horas do próximo dia 26.

 

Na quinta rodada de negociação realizada no dia 19 de setembro, a Fenaban não apresentou nenhuma proposta. E a exemplo das quatro rodadas anteriores, os banqueiros voltaram a repetir que não aceitam o pagamento de aumento real, nem o modelo de PLR reivindicado (5% do lucro dos bancos distribuído linearmente + 1 salário bruto + R$ 1500,00), além de ser recusarem a discutir outros itens importantes da pauta de reivindicações.

 

Essa é a primeira vez, em muitos anos, que a campanha chega na segunda quinzena do mês de setembro sem nenhuma proposta dos banqueiros. Diante de tanta intransigência não restou outra alternativa à categoria a não ser partir para a greve de 24 horas marcada para a próxima terça-feira. Na segunda-feira, dia 25 haverá Assembléia da categoria para deliberar sobre a greve.

 

Financeiras

Após as paralisação dos bancos foi realizada uma manifestação em frente as financeiras Panamericano, GE, Finasa, BMG, Losango entre outros, além de terceirizados do setor, exigindo igualdade de direitos. Os trabalhadores de financeiras exercem funções de bancários,  mas não são reconhecidos como tal, convivendo com a precariedade do trabalho e todo tipo de exploração. Durante a manifestação foi distribuída uma carta aberta denunciando os abusos cometidos pelas financeiras contra os seus empregados e clientes.

Ipatinga

O Seeb Ipatinga realizou panfletagem nas principais agências da base e mostrou à categoria todo o descaso dos banqueiros. Os bancários deixaram claro que o nível de indignação está no limite e que todos estarão na assembléia para preparar para a greve no dia 26.

 

 

Fonte: Seebs BH e Ipatinga

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram