PE: Pressão garante reabertura de agências do BB

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou a reabertura de quatro agências do Banco do Brasil (BB), localizadas nos municípios de Buenos Aires, Jataúba, Vertentes e Frei Miguelinho. As decisões liminares atendem a ações civis públicas, movidas pela Defensoria Pública do Estado, após pressão da sociedade na qual o Sindicato dos Bancários de Pernambuco teve participação destacada.

A decisão mais recente foi proferida pela Juíza Verônica Gomes Lourenço, da Comarca de Jataúba. Na quinta-feira (14), representantes do Sindicato estiveram na cidade para participar de uma audiência pública, realizada na Câmara Municipal, em defesa dos bancos públicos.

“Essas decisões são um presente de Natal, porque estamos desde o início do ano trabalhando em defesa dos bancos públicos”, comemora a presidenta do sindicato, Suzineide Rodrigues. Para ela, o BB tem sido irresponsável com a população dos municípios pequenos ao não retomar a atividade de agências explodidas e anunciar um projeto de fechamento de 12 unidades no Interior do estado.

“Devido a esse desmonte, fizemos uma grande campanha de mobilização para mostrar a importância dos bancos públicos para o fomento e desenvolvimento das cidades. A decisão pela reabertura dessas agências é uma grande vitória. Esperamos que o Banco do Brasil tenha o compromisso e a responsabilidade com aqueles municípios e não entre com recurso contra essa liminar, porque não estão prejudicando apenas os funcionários, mas toda a sociedade”, afirmou Suzineide.

Entre as ações do sindicato, destacam-se a realização de 13 audiências públicas; visita da Caravana em Defesa dos Bancos Públicos às agências; articulação com senadores, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, lideranças locais e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); campanha de mídia; atos públicos; e panfletagens no Recife e Região Metropolitana.

A secretária-Geral do sindicato e empregada do BB, Sandra Trajano, reforça que as ações da Defensoria Pública são resultado da luta do Sindicato. “Foi através da mobilização do sindicato que o debate sobre a importância do Banco do Brasil, da Caixa (Econômica Federal) e do Banco do Nordeste ganhou evidência nos municípios do Interior. Nós mobilizamos a política municipal e a Justiça local das cidades onde as agências tinham indicação de fechamento”, concluiu.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram