Pesquisa sobre ass‚dio moral ‚ divulgada na 4¦

(Recife) Nesta quarta, 12, em Brasília, o projeto sobre assédio moral na categoria bancária marca mais uma etapa importante para a categoria. Trata-se do lançamento nacional dos resultados da pesquisa. A perspectiva é de que, com os dados em mãos, os banqueiros se sensibilizem para incluir o combate ao assédio como uma cláusula do acordo coletivo. A pesquisa foi realizada com uma amostra

de 2.609 bancários de 25 estados e revela: 40% dos trabalhadores de bancos já passaram por situações constrangedoras no trabalho.

 

Coordenado pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco, o projeto vai bem além da realização da pesquisa. Fruto de parceria com a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) e com o FIG (Fundo para Igualdade de Gênero), ele formou 366 multiplicadores entre os dirigentes sindicais bancários de todo o país. Também foi tema de dezenas de oficinas, seminários, aulas, encontros e outras atividades, nacionais e internacionais. Uma cartilha e um sítio eletrônico foram publicados para ampliar o alcance do projeto. O trabalho ganhou repercussão e conseguiu atingir diversas categorias e empresas.

 

Os próximos passos, além de manter e ampliar os debates nas agências, é inserir na Convenção Coletiva Nacional uma claúsula contra o assédio moral. E aprovar uma lei federal que iniba e puna as humilhações nos locais de trabalho. 

 

O que diz a pesquisa

Quase 40% dos bancários já passaram por situações constrangedoras no trabalho. Entre as vítimas do assédio, mulheres e homossexuais relatam maior número de casos. Dentre os que responderam os questionários, 12,73% afirmam que o chefe prejudica sua saúde.

 

Apesar da alta incidência de assédio moral, o silêncio sobre o tema ainda reina. Apenas 5,2% disseram ter falado com alguém sobre o assunto.

 

Chama a atenção a porcentagem de bancários que sentem-se nervosos, tensos ou preocupados no ambiente de trabalho: 60,72%. Outros sintomas de estresse podem ser constatados pela quantidade de bancários que dormem mal – 42,14% – têm dores de cabeça constantes – 37,37% – ou dificuldade para realizar com satisfação suas atividades – 36,55%.

 

Em Pernambuco, foco no BB

O Banco do Brasil, responsável pela maior parte das denúncias de assédio que chegam até o Sindicato, é o foco da campanha contra o assédio moral em Pernambuco. Desde o mês passado, uma série de reuniões e debates está sendo desenvolvida nos locais de trabalho para sensibilizar gestores e empregados. Durante os encontros, os trabalhadores assistem a um vídeo sobre o assunto, têm acesso a alguns dados da pesquisa e do projeto, e debatem os principais problemas de cada unidade.

 

Nesta terça, 11, é a vez dos trabalhadores da agência de Gravatá, que contarão com a presença do médico do trabalho, Luís Saraiva. Confira outras datas e, se quiser agendar um encontro em sua unidade, ligue para o Sindicato (3231.4233) e procure Suzi ou Rufino.

 

Fonte: Seec PE

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram