Presidente da Contraf discute a necessidade de resistência dos trabalhadores com bancários de Campo Grande

Na manhã desta quinta-feira (23), o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, visitou a sede do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e se reuniu com os diretores da entidade. Na reunião, foram discutidos o histórico de lutas da classe em meio às adversidades políticas e econômicas, principalmente, dos últimos três anos, e também as estratégias de mobilização e resistência contra os ataques do governo de Michel Temer.

Roberto von der Osten explanou sobre o cenário desfavorável aos trabalhadores brasileiros, inclusive os bancários, que estão enfrentando a revolução tecnológica dos bancos, através da digitalização, e também com a reestruturação dos bancos públicos. Ele ressaltou que o setor bancário no Brasil continua extinguindo empregos e que, apenas nos primeiros dois meses de 2017, já eliminou 2.535 vagas. “Neste ritmo, os números apontam que este ano pode haver uma redução de 30 mil postos de trabalhos nos bancos”, comentou.

O presidente da confederação ainda mostrou dados mais preocupantes: que 60% dos demitidos têm mais de 30 anos de casa e que 70% dos novos contratados têm menos de 30 anos de idade. “Os bancos estão se preparando para a digitalização e também agora com a terceirização. Nós vivemos um cenário de enfrentamento”.

Roberto também falou do ataque brutal aos trabalhadores que vem do Congresso Nacional, que começou a aprovação da terceirização na noite de ontem. “Estamos passando por uma temporada de ataque aos direitos dos trabalhados e também ao movimento sindical. Precisamos radicalizar e nos mobilizar”, concluiu.

O presidente do SEEB-CG, Edvaldo Barros, ressaltou a importância da visita do presidente da Contra-CUT, principalmente, neste momento em que há vários ataques contra os direitos trabalhadores para administrar. “O projeto da terceirização, por exemplo, vai reduzir direitos e representa um golpe contra os bancários e toda a classe trabalhadora. Precisamos nos organizar e nos mobilizar para tentar reverter essa situação. Precisamos da unidade da nossa classe”, comentou Edvaldo.

O presidente da Contra-CUT também está em Campo Grande para participar de uma audiência pública hoje, na Assembleia Legislativa, sobre “A Segurança Bancária”. Também estão aqui na cidade para participar do encontro o representante da FETEC-CN do Coletivo Nacional de Segurança Bancária (CNSB) e diretor do Sindicato dos Bancários do Pará, Sandro Soares de Mattos, e o representante da Contraf-CUT no CNSB e diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, Gustavo Tabatinga. 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram