Previdˆncia nÆo pode ter mudan‡a de regra no meio do jogo, diz Artur

(Brasília) O presidente nacional da CUT Artur Henrique falou hoje, em nome de todas as centrais sindicais, na cerimônia de instalação do Fórum Nacional de Previdência Social. Em sua intervenção, defendeu princípios históricos da CUT e reivindicou que os sindicatos nacionais de aposentados das centrais sejam incluídos no Fórum.

“É do nosso entendimento que a Previdência Social tenha caráter cada vez mais inclusivo, público. Para nós é condição essencial a manutenção dos direitos adquiridos de quem está aposentado e de quem já está trabalhando neste momento. Não é possível aceitar a mudança de regras no meio do jogo”, afirmou Artur. Ainda que não tenha tocado diretamente na questão da idade mínima, a fala do presidente descartou apoio à medida.

Nestas terça e quarta-feira, a Executiva da CUT vai se reunir em São Paulo e definir se a Central participará do Fórum e sob quais condições. “Para nós está mais que claro que um país que quer se desenvolver e crescer com distribuição de renda tem de olhar para a Previdência como uma política de caráter universal. A aposentadoria dos rurais é uma demonstração disso pois permite que os trabalhadores tenham cidadania plena e impede a desagregação social”, apontou Artur, que defendeu que o Brasil precisa também estudar mecanismos para incluir os que estão fora do sistema da Previdência.

O primeiro a falar na cerimônia foi o ministro da Previdência, Nelson Machado. Depois dele, Antonio José Domingues de Oliveira Santos, presidente da Confederação Nacional do Comércio.

Fonte: Isaías Dalle, CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram