Protesto no Ita£ marca lan‡amento da Campanha em Piau¡

(Teresina) O banco Itaú, centro de Teresina, foi palco do "Dia Nacional de Luta", manifesto que aconteceu na sexta simultaneamente em todo o país, oportunidade que foi lançada a Campanha Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro 2006.

Os principais itens da pauta de reivindicações são 7,05% de ganho real, mais inflação no período (01/09/2005 a 31/08/2006), Participação nos Lucros e Resultados de 5% do lucro líquido linear para todos, mais um salário bruto acrescido de R$ 1.500, saúde e condições do trabalho, bem como fim do assédio moral, fim das metas abusivas e mais segurança bancária.

 

Em Teresina, diretores do Sindicato dos Bancários se concentraram em frente ao Itaú da Rua Areolino de Abreu para esclarecer o motivo do protesto aos clientes que aguardavam sob sol forte na fila pelo atendimento bancário.


O vice-presidente do sindicato, José Ulisses de Oliveira, falou sobre a necessidade de lutar por uma campanha unificada. Destacou as ameaças sofridas pelos empregados, a cobrança de altas taxas e a obrigação do cumprimento de metas inatingíveis.

 
"Começamos a campanha e, consequentemente, a mesa de negociação. Lutamos pela nossa sobrevivência e dos clientes", frisa, pedindo a colaboração da população. Em seu discurso, a presidenta do Seebf/PI, De Assis Araújo, fez referência a Lei de 30 minutos de espera na fila e a lei de conforto no interior das agencias. São duas leis que a prefeitura deverá fiscalizar com rigor. Desafiou a Prefeitura de Teresina se ela será capaz de notificar, multar ou  fechar agências por desrespeito às leis. "Fazemos constantes denúncias dos maus-tratos aos clientes", pondera.


Ela informou sobre o lucro estratosférico do Itaú, mas fez questão de salientar que o banco não faz qualquer tipo de investimento no Estado. Pelo contrário, explora seus empregados que se vêem obrigados a ultrapassar sua jornada de trabalho, são vítimas de assédio moral e vivem em clima de tensão diante das demissões.


De Assis disse que, no Piauí, o Itaú tem 22 empregados para uma demanda de 15 mil contas bancárias. No interior da agência do Itaú, ela comunicou a todos o motivo do protesto e deixou claro que o sindicato estava ali em defesa dos direitos dos clientes e busca melhores condições de trabalho e salários mais justos para categoria.


Já em clima de Campanha, estão previstas outras manifestações na porta de agências bancárias a partir da próxima semana.

Fonte: Seebf PI

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram