Representantes da Contraf-CUT são eleitos para integrar Comitê Executivo da Juventude da Uni Américas

A 4ª Conferência Regional Uni Américas Juventude elegeu neste domingo (4), em Medellín, na Colômbia, seu novo Comitê Executivo, para o quadriênio 2016/2020. O comitê será presidido por Neri Marsel, da Associação dos Bancários do Uruguai, e Alejandro Abraham, da FATSA. Dirigentes que representam a Contraf-CUT na Uni Américas também passam a integrar a nova direção do Comitê. Lucimara Malaquias, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, foi eleita vice-presidenta da Área 5, Katlin Mansanero, do Sindicato dos Bancários de Curitiba, foi eleita Titular e Márcio Vieira. Além disso, a Conferência elegeu Fernanda Fernanda Oliveira,como 1a suplente do Comitê Executivo da UNI Américas Mulheres.

A Área 5 é composta pelo Brasil, Bolívia, Colômbia. Equador, Peru e Venezuela e o evento da juventude antecede a 4ª Conferência Regional da UNI Américas, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de dezembro no mesmo local.

Fabiana Uehara Proscholdt, secretária da Juventude da Contraf-CUT, afirma que a participação dos jovens trabalhadores no movimento sindical é essencial para novas conquistas em todo o mundo.

“Em tempos de retrocessos os jovens precisam se unir e trabalhar como frente, ocupando os espaços, resistindo aos ataques contra os direitos tão duramente conquistados. O mundo é globalizado e nesse contexto a rede internacional é essencial para continuar avançando em conquistas para os trabalhadores”, afirmou.

A secretária se despede da direção do Comitê nesta eleição e destaca o grande aprendizado dentro da Uni Américas. "É muito importante reforçar a participação dos nossos jovens dirigentes nos espaços de construção. Minha atuação nesta esfera política se encerrou nesta eleição, e a renovação é fundamental. O período que participei da UNI foi de grande aprendizado, formação sindical e pessoal. Estamos juntos”, disse a secretária.

Novas lideranças

Após a eleição, Katlin Salles, ressaltou a importância do envolvimento da juventude e da sua força de mobilização em todas as esferas.

"É a inovação e a coragem da juventude que mudam o mundo. No Brasil, os jovens mostram sua força com as ocupações das escolas e contra a PEC 55, que pretende congelar o país por 20 anos”, afirmou a dirigente sindical ao completar, "um trabalho decente significa um futuro decente e os jovens do mundo entenderam isso e estão lutando por melhores condições de vida e contra os retrocessos", ressalta a titular eleita. "Os jovens são o presente e o futuro na defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadore", completou Márcio Vieira.

Lucimara Malaquias comentou a importância da atuação de jovens dirigentes brasileiros em sindicatos globais, como a UNI Américas. “Além de representar a juventude bancária, é oportunidade de diálogo e trabalho conjunto com outras entidades do ramo de serviços, que atuam nas Américas. Juntos somos mais fortes e podemos construir conquistas coletivas”, disse a vice-presidenta da Área 5.

No total, 30 delegados elegeram o novo Comitê, sendo 14 mulheres, 16 homens, de nove países e 19 entidades sindicais, tendo ainda uma entidade observadora no encontro.

O presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, avalia que a 4ª Conferência Regional Uni Américas Juventude termina com um saldo muito positivo de debates.

“Elegemos a nova direção que vai orientar a trajetória dos sindicatos para a inclusão da juventude trabalhadora bancária na luta. O momento é dramático. A ofensiva neoliberal continental vai assaltar os direitos da classe trabalhadora e os jovens serão os mais atingidos e penalizada. A Contraf-CUT participa da nova direção. Os jovens recém-eleitos sabem que têm uma tarefa difícil: organizar a juventude bancária em tempos de desesperança. Mas vontade de vencer eles já demonstraram ter”, destaca Roberto von der Osten.

Agenda

Conferência UNI Américas Mulheres

Segunda feira, 5 de dezembro

Terça feira, 6 de dezembro

Conferência UNI Américas Finanças

Segunda feira, 5 de dezembro

Terça feira, 6 de dezembro

Conferência Regional UNI Américas

Quarta-feira 7 de dezembro – Cerimônia de abertura

Quinta-feira 8 de dezembro 

Sexta-feira 9 de dezembro 

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram